Por a 16 Abril 2020

O projeto do estúdio Cutwork venceu na categoria ‘inovação social’ e é o estúdio mais jovem a ganhar um prémio FRAME.

Fotografia de Handover Agency

Flatmates é o projeto da Estação F, o maior campus de startups do mundo, e alojará mais de 600 jovens empreendedores em 100 apartamentos partilhados com café, padaria, bar, ginásio, serviços de lavandaria e áreas públicas externas.

É também o primeiro espaço de co-living em larga escala em Paris.

Cada apartamento será partilhado por 4 a 6 residentes, que têm o seu próprio espaço pessoal compacto, com WC comum, cozinha, sala de estar e varanda externa.

Os espaços sociais comuns são partilhados por todos os residentes e uma espaçosa área externa no piso térreo está apta a receber eventos, concertos, entre outros.

O estúdio Cutwork projetou o interior de 9 tipologias diferentes de apartamentos e já concluiu mais de 5000 móveis especificamente adaptados às necessidades emergentes da vida urbana partilhada.

Os 15 desenhos de móveis exclusivos utilizam as tecnologias industriais patenteadas da Cutwork que permitem que os tubos metálicos sejam dobrados à mão. Tudo é produzido usando processos de fabrico digital da Indústria 4.0 e técnicas de corte de tubos a laser 3D.

O CONCEITO DO ESPAÇO

“Na cultura japonesa, o espaço não é definido apenas pelas relações entre objetos e paredes, mas também pelas interações e relações entre as pessoas. Em vez de ter uma única palavra para “espaço”, há muitas palavras para espaço, cada uma com sua própria intenção social “, diz Antonin Yuji Maeno, co-fundador da Cutwork e arquiteto principal.


Desenvolvemos um conceito de design centrado na comunidade, interpretando três palavras japonesas para o espaço: WA 和 – BA 場 – MA 間.

WA” é espaço para foco profundo, introspecção e compreensão de si mesmo em relação aos outros. O BA 場 é um espaço de colaboração, extroversão e partilha de conhecimento. MA 間 é espaço para o espontâneo e inesperado – a colisão de pessoas e ideias”

Esses conceitos são os mais destacados num sofá modular emblemático. Rompendo com os designs tradicionais de sofás, que são orientados numa direção para ver TV, este sofá personalizado não tem orientação distinta, adaptado à omnipresença e ao uso moderno dos laptops.

É um design modular e pode ser dividido em assentos individuais em “ilha” ou montados juntos como um único sofá. Esses módulos leves tornam o espaço incrivelmente flexível e fácil de organizar para diferentes usos comunitários.

DIGITAL CRAFT

O estúdio Cutwork baseou todo o design nas tecnologias industriais patenteadas que permitem uma nova flexibilidade no design, fabrico e transporte.

Em 2018, a Cutwork foi nomeada entre as 30 principais empresas de tecnologia limpa da Europa.