Por a 8 Fevereiro 2022

O que em tempos era um apartamento compartimentado, passou por um projeto de remodelação e acabou a contemplar espaços amplos e integrados. Uma decoração em tons claros pontuada por azuis, leva para o interior a tranquilidade da zona que o envolve.

Arquitetura: Ricardo Melo e Rodrigo Passos / Fotografia: Juliano Colodeti

Localizado numa zona de praia e destinado a segunda habitação, o projeto de remodelação deste apartamento, tinha como objetivo principal a criação de espaços amplos, numa paleta de cores clara e com materiais de fácil manutenção.

Para concretizarem o pedido dos proprietários, a dupla de arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos tiveram de demolir algumas das paredes interiores, uma vez que o apartamento tinha uma tipologia bastante compartimentada. Três salas e duas varandas, antes separadas, passaram a estar juntas e a formar um espaço social por excelência.

A cozinha seguiu a mesma ideia e foi integrada na sala e até nas zonas privadas o conceito foi avante. Exemplo disso é o quarto principal, que passou a ter associado uma varanda.

A decoração partiu do estilo contemporâneo, com uma paleta de base clara, pontuada por tons de azul e verde, que fazem a ligação ao mar.

Para os autores do projeto, a destacar há os azulejos azuis (assinados pela designer Mônica Camargo, que delimitam a cozinha aberta para a sala, e a poltrona Tatu, do designer Pedro Useche, que compõe um canto de contemplação da sala de estar, estrategicamente posicionada de frente para a praia.

A solução desenhada para criar um espaço anexo ao quarto de hóspedes é também merecedora de destaque. Tratam-se de painéis em madeira deslizantes, que abertos integram a sala e fechados criam um quarto extra.


Segundo o arquiteto Rodrigo Passos, o maior desafio do projeto foi promover a integração dos espaços. “Durante a obra, descobrimos que não havia estrutura suficiente para comportar a demolição necessária. Tivemos então de criar essa estrutura com vigas metálicas, que acabaram por ficar á mostra e assim integrar o projeto”.

0
Would love your thoughts, please comment.x