Por a 8 Dezembro 2020

Quem disse que os projetos têm validade de vida? E que apenas os jovens podem sonhar ou estabelecer novos objetivos? A casa que lhe mostramos é um bom exemplo de alguém que, na sabedoria dos seus 75 anos, procurou rodear-se de boas energias!

Fotografia: Denilson Machado, do @mca_estudio I Produção: Andrea falchi

O apartamento de 98m2, originalmente com três quartos e dependência para emprega, foi alvo de uma reabilitação total e passou a habitação de uma ampla suite. A arquiteta Kelly Figueiredo, do gabinete Make Arquitetura e Construção, foi a responsável pelo novo projeto.

Como o novo morador vive sozinho e não recebe hóspedes, a opção recaiu sobre a demolição de dois quartos como forma de ampliar a sala que hoje tem um home office integrado. Kelly Figueiredo sugeriu, ainda, abrir a cozinha para a sala, potenciando a luminosidade que vem das janelas.

Após a demolição das paredes, a arquiteta deparou-se com a existência de vigas e pilares estruturais inesperados. Contudo, resolveu tirar partido de cada um deles, aplicando a textura de cimento afagado, fazendo o match perfeito com o piso original, em tacos, que foi restaurado.

O enorme pilar a meio da sala serviu para dividir a sala de estar e colocou a televisão no antigo corredor dos quartos. Como o guarda-roupa de um dos quartos demolidos era novo, a arquiteta resolveu aproveitar parte dele como apoio ao escritório que foi criado na sala e a outra metade ganhou função de Louceiro.

O ambiente de estilo industrial faz-se notar também na decoração, embora de forma subtil, com destaque, por exemplo, para os estofos de couro envelhecido e alguns móveis com estrutura de ferro preto.

A cozinha, anteriormente separada da área de serviço foi integralmente demolida e hoje tem um layout mais atualizado e funcional. Os ambientes estão integrados numa única bancada.

0
Would love your thoughts, please comment.x