Por a 19 Agosto 2020

Uma casa de família com piscina edificada em diferentes níveis.

Fotografia: Denilson Machado, MCA Estúdio

Na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, ‘nasceu’ uma moradia de família com projeto assinado por Amanda Miranda. Um ambiente amplo e contemporâneo, com elementos de estilo ‘rústico chic’.

A casa distribui-se por três pisos, embora a intervenção da arquiteta tenha ocorrido sobretudo no piso térreo. No andar de cima foi ainda dada especial atenção à suite do casal e, claro, as fachadas e os jardins verticais não ficaram de lado.

O primeiro pedido foi humanizar a fachada, que era toda branca, sem vida e sem detalhes. 

A arquiteta idealizou jardins verticais e revestimentos de madeira, e também aplicou espelhos em locais estratégicos para ampliar algumas áreas, como o final da piscina.

O segundo pedido foi uma ampla área gourmet no andar térreo, com espaço livre para as festas, incluindo zona de estar, jantar e adega.  

O andar térreo da habitação tinha uma parte semi-enterrada que foi potenciada com espaços de lazer, com área gourmet composta por cozinha com churrasqueira, despensa, casa de banho, zona de estar e de refeições, além de uma adega climatizada, respondendo a algumas das premissas solicitadas pelos moradores.

A clarabóia sobre a zona de estar surgiu como forma de trazer mais luz natural ao espaço, já que não havia janelas.

O ambiente de estilo ‘rustico chic’ tem a presença de cores alegres e fortes, como azul, bordô e cor de laranja.

No exterior de 97 m2 existia apenas um terreno de terra com duas palmeiras enormes (que foram preservadas), onde foi construída a piscina.

A arquiteta tirou partido da declividade do terreno, criando uma piscina de formato inusitado, em blocos, mas que se conectam em diferentes profundidades. O ponto alto da piscina é, sem dúvida, a parede lateral em vidro transparente, voltada para a sala de estar, de grande impacto visual. O revestimento em pastilha de cor verde que reveste o interior integra ainda mais o impacto da vegetação em redor.

0
Would love your thoughts, please comment.x