Por a 17 Março 2020

O projeto da arquiteta Andrea Chicharo, no Estoril, traz o oceano Atlântico para dentro de casa, e com ele o azul. Inspire-se no mar e no azul – e veja a galeria com todas as fotografias deste apartamento de férias.

Fotografia: André Nazareth / Adaptação: Isabel Figueiredo

Solar e despojado. Assim é o projeto do apartamento que a arquiteta brasileira Andrea Chicharo assina num edifício na localidade costeira do Monte Estoril, na linha de Cascais. A carioca, que nos últimos anos trabalha entre o Rio de Janeiro, Lisboa, Miami e Londres, é conhecida pela forma como os seus projetos de interiores misturam “as raízes brasileiras com a beleza do design europeu e a praticidade típica dos americanos.”

Neste apartamento de férias de uma família brasileira a morar em Londres, a arquiteta apostou numa combinação de estilos, inspirando-se na localização do apartamento e, consequentemente, na sua envolvente tão especial.
As paredes da sala de estar foram vestidas com o mesmo azul turquesa do mar dando a sensação que sala e oceano são um só. Os móveis imprimem um certo ar industrial ao espaço, com o cobre e a rusticidade da madeira de demolição. O uso de fibras naturais como o rattan das poltronas e a juta do tapete são também elas escolhas constantes neste mix subtil e equilibrado.


A área social é totalmente integrada, e a sua amplitude e boa iluminação natural formam uma boa base para a divisão de zonas com distintas funções, tendo as cores e texturas um papel importante nesta separação dos ambientes. Assim, a sala de jantar recebeu uma placa de cimento na parede, para uma textura adicional. O espaço exibe ainda uma grande mesa redonda com pé de cobre e cadeiras em madeira e cobre, uma luminária de cimento com linhas finas e um móvel-buffet em nogueira desenhado pela arquiteta.

O ambiente de estar está ligado à varanda, que se assume como um grande deque avançado sobre o mar. Neste espaço, as áreas de estar, descanso e refeições estão interligadas dando origem a uma atmosfera ampla e descontraída, ideal para receber convidados.

Na cozinha, os azulejos – que apesar de novos foram criados com a tradicional técnica artesanal de pintura à mão – remetem para os painéis tipicamente portugueses, embora com ar contemporâneo. Os armários e a bancada em corian branco completam o ambiente depurado.

No quarto principal, com acesso à varanda, a mistura de texturas assegura uma atmosfera mais íntima graças à aplicação do papel de parede que imita palha, a cama de couro e as cortinas em tecido leve.

Aqui, a casa de banho é aberta, assim desenhada de raiz, e foi pedido pelos proprietários que assim se mantivesse. Os outros três quartos do apartamento receberam tons diferentes: verde claro para os hóspedes e vermelho e amarelo vibrante para as duas filhas do casal.

ESPREITE A NOSSA GALERIA:

0
Would love your thoughts, please comment.x