Por a 23 Junho 2020

Fotos: Alen nordic para bjurfors

Nem sempre os sótãos são sinónimo de espaços desajeitados e votados à clausura.

Alguns sótãos, apesar dos seus telhados inclinados, têm um pé direito que permite a sua perfeita vivência nestes espaços. Transformá-los em lofts plenos de boa energia é apenas uma questão de vontade e de bom planeamento. Aqui ficam algumas sugestões.

Clarabóias ou janelas de guilhotina

O espaço mais baixo de um teto inclinado, e incrivelmente baixo, pode tornar-se um desafio especialmente para pessoas altas, e é aqui que estas duas sugestões fazem sentido. Não apenas por inundarem o espaço com uma luminosidade extra mas também porque permitem um espaço extra para a cabeça, isto é, já reparou como o sofá foi colocado neste espaço? É uma forma de captar mais alguns centímetros extra (em altura) para quem está sentado, além, naturalmente, da entrada de luz extra.

Voar alto

“Rasgar” o teto para maximizar espaço ajuda a trazer mais luz mas também ar fresco, algo fundamental num espaço onde não se pretende que se senta  limitado. Estas aberturas ou janelas também conferem maior carácter à divisão.

Refeições do lado mais baixo

O espaço do seu sótão será mais potenciado se mesa de jantar for estrategicamente colocada no lado mais baixo da inclinação do teto. Tal como com o sofá, o facto de os utilizadores estarem sentados faz com que não exista a sensação de aperto, sobretudo se, uma vez mais, tiver uma janela por cima.

Proximidade com a natureza

Espaços pontilhados por plantas ou até uma pequena árvore ajudam a trazer a natureza para perto, especialmente quando se vive entre telhados. O toque de frescura causado pelos verdes traz sempre grandes doses de boa energia.

Arrumação a combinar

Prateleiras e armários que combinem com a cor das paredes (neste caso branco) ajudam a tornar os espaços pequenos em algo menos confuso. A ilusão de quase de fundir com as paredes evita um contraste desnecessário.

Cozinha por medida

Só porque tem uma pequena cozinha não significa que não possa ser uma funcional. Investir numa unidade feita à medida garante que possa usar cada centímetro da sua cozinha!

Clarabóias duplas

Colocar a cama estrategicamente debaixo de uma parede com uma dupla clarabóia ajudará a fazê-lo sentir menos claustrofóbico e ajudá-lo, ainda, a potenciar a grande mais-valia de viver num piso cimeiro: dormir debaixo dar estrelas! Existem imensas marcas com soluções  incríveis que não permitirão que passe as suas noites em branco por causa da claridade.

Armários e roupeiros personalizados

Em espaços pequenos cada recanto conta. Ter á mão as suas coisas em espaços feitos à medida para o espaço que tem é um investimento que vale a pena. Ter muitas opções de armazenamento/arrumação fará da sua casa um espaço mais organizado e funcional bem como menos confuso.

0
Would love your thoughts, please comment.x