Por a 17 Maio 2020

Quatro quartos, estacionamento subterrâneo, uma adega, planos abertos, mezanino e um jardim cumprem todos os requisitos de uma casa para um jovem casal.

A Cedar House foi construída a pensar numa família em crescimento pelo coletivo JPE Design Studio le está localizada em Unley Park, Austrália. O seu design arrojado e simultanemente simples, inclui um estacionamento subterrâneo e adega, 4 quartos, uma grande cozinha aberta, sala de estar e jantar, escritório e sala de leitura no mezanino.
O revestimento de cedro carbonizado do exterior permite que a forma construída se funda no contexto, em complemento com uma paleta simples, no interior, de cimento, gesso e madeira. De arquitetura contemporânea, a casa mantém ainda assim a funcionalidade e a flexibilidade necessárias para uma casa de família.

A forma de Cedar House é um gesto simples em relação à proporção e perfis da paisagem urbana existente, permitindo que o novo edifício se mescle com a variedade circundante de casas de pedra do início do século XX. O volume foi ‘dividido’ de modo a criar um amplo corredor central que se estende da porta da frente, percorre as salas, até ao outro lado do jardim, para terminar como uma plataforma de mergulho para a piscina, na parte traseira da propriedade. Este percursos de circulação central abrange todo o espaço, por dentro e por fora, agindo como uma ‘espinha’ que separa o quarto e a casa de banho das crianças do quarto dos pais e study room, além de organizar espacialmente as áreas maiores abertas de plano aberto.

Uma paleta reservada de materiais cria uma estética minimalista e serena. Gesso branco renderizado em blocos, cimento aparente, piso de cimento polido e alvenaria branca ensacada enfatizam a simplicidade da forma e dos volumes internos do edifício. Externamente, destaca-se o revestimento diferenciado de cedro carbonizado, selecionado pela sua estética e textura únicas, longevidade, flexibilidade e sustentabilidade. As ripas de cedro, que foram carbonizadas à mão no local, trabalham para suavizar as linhas duras da massa geométrica do edifício e permitir que a casa se aloje no contexto em redor ao mesmo tempo que acentua a sua impressionante aparência contemporânea.

As necessidades da jovem família foram cuidadosamente consideradas na organização dos espaços. Uma plataforma de leitura no mezanino alcançada através da escada de carvalho cria um espaço inspirador e isolado, privado, mas com vistas e ligação aos principais espaços de lazer e à paisagem externo. Ao lado da sala de estar, duas portas deslizantes de madeira personalizadas podem ser utilizadas para dividir o espaço de brincar / estudar das crianças, adaptando-se e respondendo às necessidades de mudança da família.

O projeto paisagístico desempenha um papel fundamental na criação de uma ligação entre espaços internos e externos. O percurso de cimento elevado, feito sob medida, é a continuação física e visual do conceito de corredor, peça central e, assim como os espaços internos, atua para dividir e organizar áreas maiores de espaço. O deck traseiro, com terraço, serve para ligar o nível elevado do piso da casa principal à extensão no jardim e as seleções e locais de plantio complementam a simplicidade da forma do edifício.

0
Would love your thoughts, please comment.x