Por a 17 Abril 2020

O Vallirana 47 recebeu recentemente o prémio Frame 2020 na qualidade de “melhor apartamento pequeno do ano”. Esta não é a primeira vez que o projeto é premiado, tindo sido mencionado no Ceramic Awards 2019; finalista nos prémios Architecture Plus 2019 e Surface Design 2020 e selecionado nos prémios Fad 2019, The Plan 2019, Catalunya Construcció 2019 e Dezeen 2019.

Fotografia: Adrià Goula


O projeto de reforma do edifício Vallirana 47, altamente sensível ao facto de se tratar de um pequeno edifício residencial, é assinado pelo estúdio Vora e foi concluído em 2019.

Vallirana 47 é um edifício discreto, construído em 1923, cujo valor não reside em nenhuma singularidade, mas antes no sentido de continuidade de uma época.

Tinha uma distribuição convencional, de corredor e salas pequenas, pouco alteradas, e interiores com pavimentos hidráulicos em mosaico, molduras de gesso em alguns tetos, portas e janelas de madeira pintadas altas e estreitas, persianas e outros elementos construtivos, alguns deles hoje difíceis de encontrar.

Encorajados pela ideia de conservação e preservação, os arquitetos deram um passo adiante nas estratégias de aproveitamento e transformação das pré-existências, testadas em trabalhos anteriores, elevando o desempenho a um nível híbrido, entre o novo e o antigo, nunca antes feito pela equipa.

Trabalhámos com a identidade do edifício de maneira contínua, com uma atitude respeitosa e ao mesmo tempo lúdica.

A nova ordem espacial é expressamente sobreposta à existente, por atrito e deslocamento. Pavimentos e tetos contêm a ordem e a hierarquia originais dos espaços, enquanto as partições concentram parte dessa memória e também o que foi transformado.

O contributo dos novos materiais harmonizam com os detalhes e ornamentos pré-existentes. Muitos materiais e elementos do próprio edifício foram reciclados, o que preserva sua continuidade ambiental.

“Tudo o que foi adicionado vincula essa continuidade dos aspetos mais táteis aos mais abstratos: azulejos esmaltados, papéis de parede, etc… Nesta abordagem sensorial, também foi incorporada a estratificação de qualidades que caracteriza os edifícios residenciais da época, especificamente nos detalhes de alguns revestimentos e elementos.


Em resumo, construímos uma densidade de camadas de percepção e informação nos interiores, o que fornece complexidade e vibração. Vibração com significado para quem deseja interpretá-la, o que ao mesmo tempo gera deliberadamente um conforto visual longe de superfícies lisas e anônimas, para que futuros inquilinos se sintam em casa desde o primeiro dia”.

FICHA TÉCNICA


Endereço: Calle Vallirana, 47, Barcelona
Área: 490 m2
Projeto: 2017
Trabalho: 2017-2019
Arquitetos: VORA (Pere Buil, Toni Riba)
Equipa: Alex Etxeberria, Quim Olea, Lorenz Kraut, Pol Bosch, Veronika Halo
Fotografia: Adrià Goula


SOBRE O ESTÚDIO VORA


O Vora é um estúdio de arquitetura com sede em Barcelona desde 2000. É dirigido por Pere Buil e Toni Riba, ambos formados pela ETSAB em 2000. Ambos combinam o trabalho de produção arquitetónica com o ensino, a curadoria e a ação cultural.
O estúdio é conhecido pelo seu trabalho em diferentes escalas: da remodelação de espaços públicos, alguns deles de valor simbólico significativo, a pequenos espaços privados. As suas intervenções partilham uma sensibilidade pelos traços materiais do passado como ponto de partida para gerar a sua própria narrativa projetiva, que necessariamente surge complexa e enriquecida pelas diferentes camadas de interpretação.


O trabalho do estúdio foi publicado em várias revistas e recebeu vários prémios e menções, incluindo alguns como o Frame 2020 Award, Archmarathon Award 2014, City of Barcelona Award 2013, Ajac Award 2012, Architecture Plus Award 2011 , Prémio Bonaplata 2007, e homenagens e seleções em várias edições dos prémios FAD, ENOR, Bigmat, The Plan, Arquia Próxima, Prémio European Intervention Award, Bienal Espanhola de Arquitetura, Bienal Espanhola de Arquitetura, Bienal Internacional da Paisagem.
Foi ainda objeto de uma exposição monográfica “Identidades Compartilhadas” na galeria Kolektiv em Belgrado em 2018 e exibido na Bienal de Arquitetura.

0
Would love your thoughts, please comment.x