Por a 25 Fevereiro 2020

Para atualizar uma casa existente em Forest Hill, Toronto, a empresa Reigo & Bauer executou uma renovação total e um design de interiores que unifica as áreas anteriormente díspares da casa, modernizando-as funcional e esteticamente.

Fotografia: Doublespace

A Reigo & Bauer imbuiu um espaço contemporâneo com referências subtis aos elementos de design tradicionais, dando origem a um interior que hojse se afigura mais moderno, dinâmico e muito habitável.

A Reigo & Bauer contratou os colaboradores de longa data Amantea Architects para liderar os elementos internos de fabrico à medida em toda a casa, bem como para projetar o novo pavilhão do exterior e a piscina. A estreita relação de trabalho no interior garantiu uma integração perfeita da paisagem com a linguagem arquitetónica. A abordagem colaborativa para a entrega do projeto permitiu à equipa criar um design coeso, por dentro e por fora.

Entre as mudanças arquitetónicas internas, destaca-se a inserção de uma escada central curva com degraus abertos que oferecem linhas de visão mais longas através do hall principal, substituindo uma tradicional escada retangular fechada. A escada escultural une as salas dos três andares em torno de um único gesto que maximiza a largura do piso e a folga aérea.

Na parte traseira do piso principal, a Reigo & Bauer reposicionou um lavabo social e removeu uma parede divisória ao longo dos limites de uma pequena mudança de elevação.

Este ajuste permite uma extensão quase ininterrupta de janelas para o jardim, onde o projeto paisagístico do coletivo Amantea Architects estende o elemento da escada da mudança de elevação para o pátio, vinculando-o perfeitamente por dentro e por fora.

A mudança também amplia as vistas da sala de estar ao fundo para a área de pequenas refeições, melhorando amplamente o sentido geral de abertura e conexão, enquanto um novo bar, apoiado por um banco baixo, adiciona uma barreira visual entre a sala de estar e a cozinha.

Outras mudanças estruturais incluem a inserção de uma garagem para dois carros no lugar de uma sala de jantar formal e a fusão de uma sala de estar e study room num espaço de estar / jantar mais flexível ligado à sala da estar por uma nova porta e escada. Desde a sua posição entre a sala de estar e os degraus até a sala da estar, a área de jantar cria uma transição entre as zonas programáticas e capitaliza as linhas de visão que dão um ponto de vista em várias áreas do piso principal.

Enquanto isso, no segundo andar, Reigo & Bauer dividiram um WC partilhado em duas casas de banho privativas e reconfiguraram o WC principal e os armários walk-in.

A inserção da garagem e o redesign da entrada principal e da janela de sacada do segundo andar também promoveram a oportunidade de fazer atualizações estéticas na fachada. A alvenaria do piso térreo que flanqueia a entrada estende-se hoje até à linha do telhado, substituindo o estuque, enquanto o intradorso e a janela combinam atualmente com as portas e o revestimento de zinco enegrecido da nova garagem.

Se o interior é surpreendentemente moderno, os elementos tradicionais subtilmente reintroduzidos de formas únicas sugerem uma harmonia entre o novo e o antigo. Secções brancas em branco das paredes do piso principal parecem estar suspensas na estrutura cor de carvão com rodapés ornamentais, representando a concha existente da casa.

No piso principal, portas de correr com grandes painéis de vidro emoldurados em aço preto também combinam o minimalismo moderno com as proporções tradicionais de portas de painel. No andar de cima, a clássica porta vitoriana de quatro painéis é reinterpretada nas portas dos quartos, entalhadas com ranhuras semi-redondas no lugar dos painéis, ampliadas e reestruturadas para ampliar o motivo de estratificação.

Em todos os espaços, o uso de cores é altamente controlado. Contra um pano de fundo predominantemente branco, uma quantidade limitada de carvão e preto é usada num contraponto impressionante, distinguindo as portas e caixilharias das janelas, degraus de escadas, soleiras, contra-piso da cozinha e caixilharias da maioria dos móveis. Esta paleta de alto contraste é suavizada pelo uso criterioso de acabamentos neutros e texturizados, incluindo madeira de estanho no piso principal, madeira de cor areia no segundo e terceiro andares, mármore bianco no hall de entrada e pisos e ilhas da cozinha e folheado de madeira flutuante para armários em todo o piso principal.

Não obstante a sala de pó cor de romã, no piso principal, os detalhes em cores que cobrem a tela neutra são azul escuro e rosa, aparecendo em revestimentos de parede, tapetes e móveis. Ao especificar todos os móveis da casa, a Reigo & Bauer recorreu a várias fontes para montar uma coleção diversificada de poltronas macias e limpas com tecidos de alta textura – em alguns casos, como nas cadeiras de jantar estofadas em preto e rosa, personalizando combinações únicas que sintetizam o interior.

VEJA A GALERIA

0
Would love your thoughts, please comment.x