Por a 25 Abril 2018

Situado em plena Parque Natural da Serra de Aracena, no sul de Espanha, a cerca de 20 minutos de Portugal, esta casa é o refúgio ideal de férias e de fim de semana de uma família grande que aprecia a tranquilidade e o contacto com a natureza. Com um estilo rústico, mas elegante, o projeto da decoradora espanhola Frida Beca fez questão de manter elementos da casa original, que lhe conferem alma e autenticidade.

Fotografia: Couche Photo  / Adaptação texto: PhotoforPress

Huerta Barba Alta -25 Huerta Barba Alta -26

“Adoro fazer casas de campo porque é o sítio onde a família vem relaxar e desfrutar ao máximo do espaço”, foi com esta premissa que a decoradora sevilhana Frida Beca iniciou o processo de decoração da casa de Huerta Barba, no sul de Espanha. O projeto foi relativamente rápido, tendo sido necessários apenas 9 meses para executar a obra e a decoração completa da casa. “Tínhamos objetivos muito claros e tentámos sempre utilizar os materiais e artesãos da zona. Além disso, sempre passei muito tempo da minha infância no campo, por isso, para mim é muito fácil fazer este tipo de casas, é algo que me dá imenso prazer”, assegura.

Huerta Barba Alta -45 Huerta Barba Alta -42 Huerta Barba Alta -41 Huerta Barba Alta -35

O projeto tratou-se de uma reabilitação integral da casa, desde o interior ao exterior, passando pela piscina. A casa tem 7 quartos, 2 no piso de baixo e 5 no piso de cima, e cada um tem uma vista bonita para o campo circundante e está decorado de forma diferente, com tons muito alegres. Nos materiais deu-se primazia ao barro feito à mão por artesãos da região. Todos os elementos decorativos, como as colunas, as pedras de Molino, no chão da entrada, as escadas em mármore e outros materiais foram resgatados das demolições da obra, com o objetivo de dar ao ambiente uma certa patine.

Huerta Barba Alta -52 Huerta Barba Alta -54 Huerta Barba Alta -67 Huerta Barba Alta -64

O projeto da casa manteve a edificação original, tendo-se acrescentado casas de banho em todos os quartos para a comodidade da família. Na zona de cima, criou-se um espaço com uma bow window, que é o local ideal para ler e apanhar sol. Na zona de baixo, as portas de um dos quartos foram trazidas de uma igreja. A sala tem duas zonas com duas lareiras, o que torna o ambiente muito cosy e apto para receber muitos convidados. Nesta zona, há também uma casa de banho com motivos de caça. Na sala de jantar, por não ser muito grande, optou-se por colocar uma mesa redonda desenhada pelo atelier de decoração e feita por um carpinteiro local.

Huerta Barba Alta -99 Huerta Barba Alta -100 Huerta Barba Alta -102 Huerta Barba Alta -102_b

A cozinha tem duas zonas: a zona para cozinhar e uma área de passagem onde estão o frigorífico e as arcas, o que torna tudo muito cómodo na hora de preparar as refeições. Pensou-se sempre na comodidade de uma família grande que precisa de espaços amplos.

Colocou-se um sistema de aquecimento central, com tubagens internas que tornam possível aquecer todas as divisões da casa a partir das três lareiras existentes.

O estilo é o de uma casa romântica, tipo inglesa, com a utilização de tecidos de muitas marcas inglesas e francesas. “O projeto reflete o meu estilo, porque tem muito equilíbrio. Gosto de casas práticas para o dia a dia, de forma a que seja possível aproveitar o potencial máximo da casa, sem que isso implique muito trabalho”, afirma a decoradora.

Huerta Barba Alta -96Huerta Barba Alta -97_b Huerta Barba Alta -73 Huerta Barba Alta -77 Huerta Barba Alta -86

Para encontrar todos os móveis da casa, Frida Beca desfrutou como uma criança numa loja de brinquedos. O desafio foi grande e fez várias visitas a obras, a feiras e mercados, para encontrar o mobiliário necessário para estar tudo pronto em apenas 9 meses. Trouxe coisas de feiras em Paris, de mercados em Portugal, muitos objetos de leilões, foi um processo variado. A paleta de cores é alegre, mas na sala optou por tons mais elegantes, pois é uma casa de serra e de caça, na qual os veados estão muito presentes.

A sua divisão preferida é a cozinha, pois é o seu sítio favorito em todas as casas. Tenta sempre, se o espaço o permitir, fazê-las o maior possível para toda a família poder conviver ao máximo.

Huerta Barba Alta -104 Huerta Barba Alta -103

 

0
Would love your thoughts, please comment.x