Por a 8 Agosto 2023

Construída em 1880, esta bonita casa foi o centro de uma vasta herdade até ter caído em abandono. Felizmente, um projeto de reabilitação trouxe-lhe uma nova vida inspirada no seu passado mas introduzindo a contemporaneidade necessária aos dias de hoje. É mais uma Casa Incrível para conhecer.

Projeto: Luke Moloney Architecture / Fotografia: Tom Ferguson / segundo memória descritiva

Algures na Nova Gales do Sul, um estado no sudeste da Austrália, fica a casa que mostramos de seguida. Construída na década de 1880 para uma proeminente família pastoral, a casa já foi o centro de uma vasta herdade, com anexos, estábulos, hortas e um armazém geral que serviu os primeiros assentamentos europeus na área.

Depois de mais de um século nas mãos da família que a construiu, a casa foi comprada por uma jovem família que se mudou da cidade. O tempo não foi bom para os edifícios e os novos proprietários enfrentaram uma quantidade substancial de trabalho para fazer a casa brilhar mais uma vez.

Esta tarefa foi dividida em cinco parcelas de trabalho. Começou com a reabilitação do bloco principal, passando depois para a zona de serviço, seguido da reabilitação do antigo armazém geral, pela plantação de um novo jardim e, por fim, a reabilitação da ala dos quartos da propriedade.

Na casa principal, o trabalho mais importante foi o mais prosaico – um novo telhado, novos isolamentos, vidros com classificação térmica e uma atualização gigantesca dos serviços de construção. A reciclagem da água da chuva, o aquecimento geotérmico e os sistemas fotovoltaicos foram introduzidos para alimentar a casa e operá-la com eficiência fora da rede.

O novo trabalho arquitetónico incluiu enormes novas aberturas entre o hall de entrada, as salas de estar e de jantar para realçar a graciosa qualidade desses espaços. Três pequenos escritórios foram ligados para criar uma cozinha de proporções generosas, na qual uma grande ilha cria um espaço de trabalho prático que convida as pessoas a se reunirem.

Atrás da casa principal fica a antiga ala de serviço. Num estado de abandono avançado, foi decidido que os interiores não poderiam ser salvos. As estruturas internas apodrecidas foram removidas, as paredes externas reforçadas e uma nova biblioteca de pé-direito duplo criada. Uma escada em espiral de aço foi erguida através do telhado para ligar os dois níveis e dar interesse escultural à sala.A mobília da biblioteca e da sala de jantar foi realizada com a ajuda da Arent & Pyke.

A planta às vezes excêntrica da casa foi cuidadosamente editada para que as mudanças parecessem fazer parte do original. Novos elementos – como marcenarias, iluminação luminárias, e assim por diante, foram introduzidos como contrapontos contemporâneos nítidos ao tecido do antigo edifício. Há uma mistura fácil de história e modernidade na casa – uma aparente leveza de toque que desmente a substancial reformulação do local.

0
Would love your thoughts, please comment.x