Por a 10 Maio 2023

O Estudio Pluri assina o projeto de remodelação desta casa, que com intervenções cirúrgicas ficou mais clara, menos húmida e com mais vida. Conheça as soluções adotadas e como replicá-las.

Projeto: Estúdio Pluri / Fotografias: imagens cedidas

A procura por uma lugar confortável para receber e estar com a família, aquando da visita à cidade de São Paulo, no Brasil, norteou a escolha desta casa, que pese embora mostrasse grande potencialidade, tinha também grandes desafios, como um lote exíguo.

Nora Monteiro Veschi, Beatriz Almeida e Luiz Lourenço, do Estudio Pluri, contam que a casa era bem iluminada e ventilada, por isso o projeto de arquitetura de interiores focou-se em integrar melhor todos os ambientes e reorganizar algumas das áreas. “Através de intervenções pontuais, tornámos os ambientes mais claros e a casa deixou de ser escura e húmida. Também o jardim lateral e o terraço superior ganharam vida com um novo programa e uma intervenção paisagística”, contam.

Os autores da remodelação destacam a cozinha – que foi totalmente remodelada, ganhou amplitude com a integração da parte da lavandaria, e onde abriram uma grande janela para o pátio exterior, integrando-a assim à zona da churrasqueira. De salientar que a parede que separava a cozinha da sala foi demolida, tendo sido colocada no seu lugar uma grande porta de correr, que separa hoje os dois ambientes.

As salas de estar e jantar foram modernizadas – foi atualizada a iluminação e projetado um móvel baixo que atravessa toda a lateral da casa, unindo assim todo o ambiente. A separar a sala de jantar da cozinha, foi colocado um painel de madeira que esconde a larga porta de correr, através da qual se acede à cozinha.

Ao fundo, foi criada uma sala para crianças, ligada ao pátio através de uma grande porta de correr em vidro. Aqui, na zona coberta, foi instalada uma bancada com churrasqueira e uma mesa – um conjunto que se completa com um banco fixo em cimento colocado junto ao canteiro, configurando um espaço ao mesmo tempo aberto e protegido no qual a família se pode reunir nos almoços de domingo.

Na parte da frente da casa, a equipa do Estudio Pluri decidiu voltar ao projeto original, e então foi retirado um elevador mal instalado e crianda uma sala próxima da entrada que será usada como escritório pelos moradores.

Já no piso superior, foi recuperado o terraço que divide a suíte principal da agora sala para crianças, criando um espaço aberto com um chuveiro para os dias mais quentes. Com a remoção da cobertura que existia neste terraço, foi possível passar a ventilar naturalmente os dois espaços de banho adjacentes, que deixaram de ser escuros e húmidos.

O branco, os tons cinza, o azul e os tons da madeira dominam a paleta de cores no interior, enquanto no exterior a escolha recaiu pelo branco nas paredes e o azul nas molduras e guarda-corpos.

0
Would love your thoughts, please comment.x