Por a 7 Junho 2020

Uma casa de muros altos e pátios, espaços amplos e recantos de lazer, pelo coletivo PPAA (Pérez Palacios Arquitectos Asociados), a pensar na vida ao ar livre.

Fotografia: Rafael Gamo / Segundo a memória descritiva

La Quinta é uma casa de família em San Miguel de Allende, Guanajuato (México). Depois de visitar o lugar e considerar os requisitos do programa, os arquitetos decidiram respeitar a identidade local, o contexto construído e a importância da altura das paredes vizinhas preexistentes.

Estas últimas tiveram um papel fundamental no projeto e impuseram os limite que definiram o espaço vazio da casa. A distribuição da planta do piso térreo provém deste conceito, libertando a zona de estar de quaisquer divisões, ligando-a diretamente ao exterior.

Partindo de um projeto introspectivo, sem vistas para a paisagem, foram propostos três espaços vazios em forma de pátios, cada um com um caráter diferente, uso e programa. Estes vazios produzem diferentes percepções de escala para o utilizador, um alto contraste de luzes e sombras, espaços de silêncio e descanso.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2018
Local: San Miguel de Allende, México
Área construída: 350m2
Equipa: Pablo Pérez Palacios + Alfonso de la Concha Rojas, Miguel Vargas, Blas Treviño, Jorge Quiroga
Fotografia: Rafael Gamo

0
Would love your thoughts, please comment.x