Por a 29 Abril 2020

O arquiteto escolheu esta propriedade para morar e trabalhar. Com pouco mais de 30 anos e obras em ampla expansão, Guilherme Torres é considerado um dos grandes nomes da arquitetura brasileira.

Fotografia: Denilson Machado – MCA Estúdio

A casa, uma construção original dos anos 40, pertencia ao artista brasileiro Victor Brecheret, uma das mais importantes referências na cidade de São Paulo. Após a morte do artista, a propriedade nunca mais foi ocupada e, durante décadas, serviu como fundação de parte da sua coleção e espólio.

O arquiteto Guilherme Torres foi imediatamente atraído pelo tamanho compacto (130 m²) e pela localização privilegiada, numa das ruas mais charmosas do elegante bairro Jardins, em São Paulo.

A planta não sofreu muitas alterações. Os únicos elementos que foram mudados foram os vazios, aberturas e revestimentos. Todas as paredes estavam cobertas com gesso cartonado e nalguns casos haviam recebido uma pintura com tinta branca e, outras, um revestimento que se assemelha à textura do cimento.

Nas escadas, da construção original, há uma obra de arte de Pinky Wainer, também responsável pela instalação de néon na fachada com a palavra: ‘terra dos livres, lar dos bravos’.

A casa de banho da master suíte está ligada a um mezanino, acima da cozinha, onde foi instalada uma banheira. Um teto de vidro retrátil pode ser aberto nos dias de verão, para ajudar a deixar entrar o clima ameno. Para suavizar os raios de sol, a muxarabiê de madeira, marca registada do arquiteto, foi usada como cobertura, seguindo o mesmo padrão da porta da frente da casa.

O arquiteto escolheu esta propriedade para morar e trabalhar. Com pouco mais de 30 anos e várias obras em ampla expansão, Guilherme Torres é considerado um dos grandes nomes da arquitetura brasileira.

Vindo do interior do estado do Paraná, Brasil, abriu o seu primeiro escritório, servindo muitas cidades do Brasil ao longo de 10 anos. Guilherme queria traduzir no seu próprio espaço novo o melhor caminho de uma vida cosmopolita com uma pitada de ambiente pop.

O Studio Guilherme Torres muda de estilo para estilo, desenvolvendo projetos de arquitetura e interiores e ainda assina uma linha de mobiliário. A arquitetura exprime-se em traços intemporais, resultado da admiração de Guilherme pela Escola Paulista de Arquitetura Modernista, que teve o seu auge nas décadas de 60 e 70. Para os interiores, a tendência é sempre refletir a inquietação dos nossos dias. E o design é uma combinação perfeita entre os dois estilos.

Pode-se simplesmente olhar para o dono da casa para entender a simbiose entre criação e criatura. Guilherme é apaixonado por arte de rua, música eletrónica e gosta de criar novas tatuagens para si mesmo, e é neste ‘caldeirão’ de referências que recebe os seus clientes e amigos.

Guilherme Torres é um perfecionista. É o que está tatuado no seu braço. Não com tantas palavras, mas através da citação de Daft Punk, gravado na pele e nas paredes do seu estúdio-casa .

Este statement não oficial descreve uma ética de trabalho e compromisso com a qualidade, facilmente aparente no seu trabalho. As formas nítidas, os detalhes minimalistas e as paletas de materiais ricas, mas reservadas, que caracterizam os seus projetos, são aplicadas de maneira consistente em residências unifamiliares, remodelações de interiores, de lojas e, é claro… na sua própria casa e escritório. Equilibrando a estética rigorosa da arquitetura, uma certa leveza lúdica pode ser encontrada no design de interiores de seus projetos.

As formas rígidas e as superfícies subtis fornecem um pano de fundo silencioso para o mobiliário animado do interior, enquanto os espaços cuidadosamente planeados beneficiam da importância dada à luz natural.

Guilherme Torres pode ser definido pela música de Daft Punk: trabalhe mais, melhor, mais rápido, repita. A frase é o seu lema e foi tatuada no braço e escrita nas paredes do seu estúdio.

Cidadão do mundo, Guilherme divide o seu tempo entre os estúdios em São Paulo e Londrina, com uma ampla gama de atividades, desde projetos residenciais e comerciais a design de mobiliário, uma das suas paixões. Dono do seu estilo próprio, os seus trabalhos numerosos muitos prémios e estão publicados em várias revistas.

FICHA TÉCNICA

Arquitetos: Studio Guilherme Torres
Local: São Paulo, Brasil
Ano: 2010
Superfície: 130 m²
Fotografias: Denilson Machado – MCA Estúdio
Arquitetos: Celso Oshiro, Jean Oliveira, Paulo Maignardi, Rafael Miliari, Raphael Lima, Vanessa Bercini
Produção: Xenia Itikawa

View this post on Instagram

Past and present. … #digitalart #guilhermetorres

A post shared by Guilherme Torres (@guilhermetorres) on

0
Would love your thoughts, please comment.x