Por a 21 Março 2023

Com apenas 62 metros quadrados, neste apartamento há espaço para uma coleção de livros, para morar, para receber, para trabalhar e para acolher lembranças de uma vida que começou noutro continente. Um exemplo de como com menos, se pode fazer mais.

Projeto: Atelier Varenne / Fotografia: Benoit Florençon

Localizado nos subúrbios parisienses, este apartamento de pouco mais de 60 metros quadrados, foi desenhado para dois aspirantes a escritores e inspirado nas suas vidas passadas, no Brasil.

No projeto assinado pelo Atelier Varenne, uma vasta coleção de livros e de objetos encontram o seu lugar no meio de uma arquitetura de formas contrastantes e de uma simplicidade material.

“É uma casa transformada para espalhar calor e amor, para cozinhar uma paixão por palavras e brincadeiras e para criar momentos preciosos”, explicam os autores.

Como em tantos outros apartamentos, em Paris ou outras geografias, o grande desafio foi o espaço – criar espaço para morar, para trabalhar, para arrumar…Espaço para reunir os amigos e familiares, muitas vezes por estadias prolongadas. Mas não só.

Segundo o Atelier Varenne, foi igualmente desafiante criar variedade numa casa compacta, conseguir incluir parte de vidas passadas e não prescindir de responder às necessidades nos diferentes espaços.

Como solução os arquitetos apontam a criação de um fio comum – que neste caso se pautou por uma paleta de materiais muito limitada – que foi usada de várias maneiras em todo o apartamento, criando diversos, porém fluidos, momentos, espaços, cenários e funcionalidades.

0
Would love your thoughts, please comment.x