Por a 28 Julho 2022

Com um estilo urbano bastante natural, a casa que se segue foi comprada em planta a uma construtora mas coube ao arquiteto Leandro Neves desenhar os interiores ao detalhe, para que fosse possível aproveitar todos os cantos disponíveis.

Projeto: Studio Leandro Neves / Fotografias: Luiza Schreier

Motivados pelo sonho de ter um imóvel próprio, um casal com dois filhos decidiu comprar este apartamento de 55m2, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O passo seguinte foi o de procurar um gabinete de arquitetura para fazer um projeto por medida, para responder às necessidades da família. O arquiteto Leandro Neves acolheu o desafio e  optou por manter a planta original, preservando, portanto, todas as paredes.

Segundo conta o arquiteto, os clientes queriam escolher os materiais e detalhes, por isso, todas as divisões foram desenhadas e pensadas ao mínio detalhes, para que fosse possível aproveitar cada canto.

O projeto do apartamento segue um estilo urbano com influências pontuais do estilo industrial – nomeadamente no uso de cores mais escuras -, e zonas forradas a madeira clara para proporcionar conforto visual.

O escritório elegeu a madeira de carvalho em tom claro como elemento natural que permeia todo o projeto para deixar os ambientes mais aconchegantes. Em forma de L, o grande painel branco com ripas na vertical integra visualmente a sala e a cozinha, que ganharam ainda diversas tonalidades de cinzento e verde, formando uma paleta ao mesmo tempo quente e fria, mas bem equilibrada.  Na cozinha, o arquiteto destaca ainda a área de trabalho, com armários em cinzento, puxadores de mármore e bancada em granito escovado preto. O piso é em cerâmica tipo granilite, que cria um contraponto neutro e se estende por toda área social e casas de banho.

No quarto de casal, o armário mescla o mesmo carvalho claro usado na sala com portas em vidro transparente canelado. A parede da cama ganhou textura de cimento num tom de cinzento escuro, fazendo contraponto à cabeceira estofada em linho na cor ferrugem e aos candeeiros de metal dourados. 

No quarto infantil, o azul e o verde destacam-se na madeira, responsável por diferenciar as áreas de dormir, brincar e estudar. Uma base neutra foi aplicada no papel de parede preto e branco com grafismos, que imprime uma atmosfera lúdica ao espaço. A madeira foi utilizada no pavimento para deixar o ambiente mais “quente” e acolhedor.

Retrato do arquiteto Leandro Neves

Já no quarto da adolescente, o arquiteto usou papel de parede com textura de linho num tom cinzento, que faz um contraponto com o rosa antigo, que evoca delicadeza. 

0
Would love your thoughts, please comment.x