Por a 22 Junho 2022

Inserido numa área de vegetação, algures na bonita costa mexicana, este refúgio à beira-mar para dois é a prova de que pequeno também pode ser sinónimo de robusto e que a beleza, não se mede aos palmos.

Projeto: Aranza de Ariño / Fotografias: Camila Cossio

Localizada perto do mar e inserida numa área de densa vegetação em Puerto Escondido, no México, a Tiny House foi um dos primeiros projetos assinados por Aranza de Ariño e configura-se como um pequeno refúgio de praia para dois.

A casa é composta por uma cozinha, casa de banho e quarto em mezanino e todo o seu conceito e construção foi assente num espírito autossuficiente e inspirado no texto de Henry David Thoreau, Walden.

Segundo a descrição do projeto da casa, o robusto telhado de duas águas, que capta a brisa do mar, é uma referência lúdica ao Movimento Tiny House na América, onde, em reação aos preços altos dos arrendamentos, as pessoas começaram a construir as suas próprias casas. Só que esta casa não nasceu de um improviso, é uma construção forte e apta a resistir aos vários elementos.

Telhado, lajes, escadas e móveis são todos construídos em betão, que aparece em todos os lugares da casa, dando-lhe uma sensação de robustez. O outro material de construção principal é a madeira – uma madeira de cor mel escura menos densa do que outras madeiras exóticas, que é usada para as portas, janelas, armários e prateleiras. 

 Dois terraços, também eles em betão, estendem-se a partir do núcleo, um deles abrangendo a piscina e o segundo uma extensão da cozinha. A mesa de jantar, também em betão, corre continuamente da zona da cozinha para o terraço, incentivando os moradores a abrir as janelas e a relaxar com a natureza.

0
Would love your thoughts, please comment.x