Por a 26 Abril 2022

A Casa Maca, como é chamada, permite-nos mergulhar no passado, desfrutar dos valores históricos da sua arquitetura e ao mesmo tempo, surpreender-nos com a energia, vivacidade e alegria das suas cores e texturas.

Projeto: Workshop, Diseño y Construcción / Localização: México / Área: 260 m2 / Ano: 2021 / Fotografias: Manolo R Solis, Tamara Uribe / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

 A Casa Maca é um antigo casarão que nos transporta ao passado e nos cativa com a vitalidade das suas cores e texturas. A remodelação, foi levada a cabo pelo escritório Workshop, Diseño y Construcción.

Segundo contam os arquitectos, numa primeira instância, foram retirados os revestimentos  em más condições, evidenciando a excelente qualidade de acabamentos com que as paredes originais foram construídas, o que levou a que se optasse por manter  a aparente alvenaria de pedra, enquadrando-a com molduras de cor clara, como se fosse uma obra de arte.

Os tetos históricos com vigas metálicas e de madeira da entrada da casa, foram restaurados nos mesmos tons das molduras, estabelecendo uma paleta de cores neutras e cruas onde os protagonistas são os coloridos tapetes de mosaico nos pisos, e a textura de pedra das paredes.

Ao prosseguir o caminho até à sala de jantar e ao quarto, chegamos a um surpreendente espaço de pé direito duplo, onde originalmente havia um mezanino com um quarto no andar de cima. No desenvolvimento do projeto, foi decidido demolir esses elementos, com o objetivo de maximizar as sensações espaciais, mas deixando como testemunhas tangíveis desta história, as portas e janelas que faziam parte do quarto.

Um pequeno terraço coberto, ideal para apanhar ar fresco, leva-nos à cozinha, que é um anexo da propriedade de meados do século. Praticamente toda a estrutura original foi preservada, com exceção dos elementos vazados na parte superior, que foram acrescentados como uma reinterpretação da antiga varanda do quarto no segundo piso, e que se harmonizam perfeitamente com o estilo Art Deco das portas restauradas. 

No pátio central, procurou-se romper completamente com as cores neutras do interior usando um intenso rosa mexicano, destacando a cor da madeira e a vegetação tropical que envolve o espaço. O piso de pedra relaciona simbolicamente o espaço interior com o espaço exterior, e envolve a piscina, criando a atmosfera perfeita para relaxar no clima quente de Yucatán.

Com uma volumetria moderna, o volume localizado ao fundo, foi pensado a partir de uma leitura contemporânea, integrando certos materiais e elementos da estrutura histórica, como os pisos e o desenho das portas originais. Este espaço, abriga um quarto no piso térreo, um pequeno jardim privado e relaciona-se com o pátio central e um terraço coberto. No segundo andar, somos recebidos por um terraço com uma estrutura de ferro e barro, com vista para o jardim e para a piscina, e que precede o terceiro quarto da casa.

A Casa Maca, como é chamada, permite-nos mergulhar no passado, desfrutar dos valores históricos da sua arquiteturae ao mesmo tempo, surpreende-nos com a energia, vivacidade e alegria das suas cores e texturas.

0
Would love your thoughts, please comment.x