Por a 25 Novembro 2021

Uma casa que combina detalhes contemporâneos e o conforto do estilo de vida atual com os valores históricos da arquitetura colonial de Yucatán, no México.

Arquitectura: Workshop, Diseño y Construcción / Fotografia: Tamara Uribe / segundo a descrição enviada pelos autores do projeto

No coração do centro histórico de Mérida, no México, há uma casa colonial do início do século passado, que guarda, por detrás da sua sóbria fachada, uma residência contemporânea. Chama-se Casa Canela.

Entrando pelas portas verdes, bem no meio da sala, sob uma lâmpada suspensa das vigas originais e cercada pelas paredes de pedra e ladrinhos de massa branca antigos, uma escultura de Jorge Marin dá-nos as boas-vindas.

Seguindo para a cozinha, podemos contemplar os antigos caixilhos, também em verde, e um quadro de Isabel Garfias.

No meio, sobre uma modesta mesa de madeira tzalam estão suspensas três lâmpadas de terracota e entre os utensílios de cozinha encontramos duas peças de Fernando Andriacci.

Duas portas de vidro conduzem-nos ao terraço coberto, onde está uma zona de refeições e uma peça de Pedro Friedeberg. A emoldurar o jardim, um arco cercado por uma vegetação exuberante e altos muros de texturas rochosas acolhem a piscina.

Os quartos estão em pisos distintos. O de baixo, mais contemporâneo, tem uma cabeceira de cama em cerâmica tradicional e grandes janelas de correr viradas para o jardim. Aqui, outra peça de Friedeberg ocupa lugar de destaque por cima da cama.

No quarto de cima a disposição é a mesma, mas neste existe um terraço frontal. De salientar a escada externa que se forma a partir da escadaria tradicional da arquitetura local.

0
Would love your thoughts, please comment.x