Por a 29 Março 2022

Quando as possibilidades de comprar casa se resumem a poucas dezenas de metros quadrados, a criatividade e o engenho são a solução. Marta Badiola, arquiteta e proprietária do apartamento que se segue, criou um espaço para viver e trabalhar em 50 m2.

Projeto: Marta Badiola / Área: 52 m2 / Ano: 2010 / Localização: San Sebastian, Espanha / Fotografias: Francisco Berreteaga / descrição enviada pela equipa de projeto, via archdaily

Marta Badiola é autora e proprietária deste apartamento, e conta ela própria os desafios que levaram à sua concretização. Segundo a arquiteta, as possibilidades de comprar casa própria numa das cidades mais caras de Espanha, foram reduzidas a 40 m2 e aos seus conhecimentos arquitetónicos.

Originalmente, a casa construída em 1950 – que tinha o nome de Villa Piedad – era residência de duas famílias. Mas com o decorrer do tempo, a casa foi dividida em 8 pequenos apartamentos. Marta comprou um dos apartamentos, que estava ainda dividido em  cinco pequenos espaços com um corredor central claustrofóbico. A demolição total foi a única via possível, conta.

O resultado final foi um espaço quase quadrado, com três fachadas e uma cobertura onde foram “rasgadas” 7 aberturas para a entrada de luz natural.

A organização espacial foi pensada para que, todos os espaços gravitassem em torno de uma zona central. Uma disposição que hoje torna possível viver e trabalhar, em dois níveis diferentes debaixo do mesmo teto, na medida em que foi criado um estúdio em mezanino, que se pode ainda transformar em quarto para hóspedes e que ampliou a casa em mais 10 m2 (passando dos 40 m2 originais aos 50 m2 actuais).

A cozinha, abre-se para leste para aproveitar os primeiros raios de sol da manhã, e acaba por aumentar lateralmente a sala de estar.

O quarto principal é o espaço mais calmo da casa. As portas escondem-se e cada espaço vazio torna-se um armário, porque cada centímetro conta.

0
Would love your thoughts, please comment.x