Por a 17 Novembro 2022

Foi na dualidade entre pequenos espaços e grandes superfícies envidraçadas que nasceu este projeto. Localizado no centro histórico de Bordéus, o grande desafio foi o de criar um espaço que pese embora pequeno, tivesse todas a funções de um grande.

Arquitetura: L’atelier miel / Design de interiores: Martins Afonso atelier de design / Fotografias: DR

No centro histórico de Bordéus, no interior de um edifício de pedra, este pequeno apartamento de dois andares tirou partido da iluminação. O grande desafio do projeto de reabilitação foi o de conceber num pequeno espaço, todas as funções necessárias a uma habitação.

Como referido anteriormente, o grande potencial do apartamento residia na sua iluminação, proporcionada por 10 janelas que possibilitavam beneficiar de todas as orientações – norte, sul, nascente e poente – conferindo-lhe logo à partida, um caratér acolhedor.

Para reforçar esta atmosfera, os autores do projeto escolheram uma madeira leve e sóbria como material principal. E pelas mesmas razões, foi mantido e restaurado o soalho existente, revelando uma tonalidade subtilmente dourada. A luz é então refletida nas paredes e volumes vestidos de branco – o que ajudou a expandir visualmente o espaço.

O constrangimento ao nível do espaço orientou para novas formas de apropriação e para novas soluções, o que foi materializado na criação de planos em diferentes níveis, usados para sentar, deitar, trabalhar e comer, e para o desenho e construção de duas faixas paralelas, que acolhem no meio um espaço de convivência.

A primeira destas faixas, desenvolve-se ao longo da parede oferecendo uma biblioteca assente num pódio, permitindo: por um lado sentar-se, por outro subir nele para aceder à biblioteca ou guardar/retirar a mesa da sala de jantar para aceder à sala de leitura. Sob este pódio estão escondidos vários espaços de arrumação que são facilmente acessíveis.

A sala de leitura ao fundo, feita de pequenas tiras de colchão, dá vida a um verdadeiro casulo que convida a relaxar. Por baixo, esconde-se uma secretária extra que inclui toda a arrumação necessária e oferece um espaço de trabalho agradável e com iluminação natural, que se pode fechar rapidamente.

A segunda faixa, construída na parede oposta, acolhe uma zona de lavandaria, a cozinha e a escada. A cozinha materializa-se como uma península à volta da qual todos os elementos são acessíveis. Este é um espaço que pretende ser discreto e minimizado quando não são horas de refeições. Todos os aparelhos são, portanto, integrados mas ocultos.

No andar de cima está o quarto de dormir e no canto oposto, dentro de um pequeno volume de madeira, o closet. Portas pivotantes separam o quarto do espaço de banho e esbatem-se, assumindo o aspeto de uma parede contínua.

Uma das particularidades deste espaço de banho é a janela adicional na zona do duche, que faz com que este seja inundado de luz. Salientamos também o uso do mármore, conferindo-lhe uma atmosfera sóbria mas contemporânea.

Neste projeto, tudo foi pensado ao pormenor para que todas as funções existam e no seu lugar, e assim não sobrecarregar o espaço livre.

0
Would love your thoughts, please comment.x