Por a 21 Setembro 2022

Partindo da planta original, os arquitetos redesenharam a configuração dos espaços, aumentando a área útil do apartamento. Uma piscina com claraboia no fundo e um espaço de lazer completo são dois dos destaques do apartamento.

Projeto: Conrado Ceravolo Arquitetos / Fotografias: DR

Um apartamento localizado no último piso de um edifício no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, transformou-se completamente após um projeto de remodelação assinado pelo escritório Conrado Ceravolo Arquitetos. Partindo da planta original, os arquitetos redesenharam a configuração dos espaços, aumentando a área útil do apartamento, que antes era de 375m2, para 435 metros quadrados.

 “Ao visitar o apartamento, percebemos que a planta não era aproveitada e não trazia muitas soluções de otimização dos espaços e também de circulação. Por isso, interferimos bastante na configuração dos ambientes, trazendo novas funcionalidades para alguns e também melhorando a comunicação entre eles”, comenta João Conrado.

Fugindo do que é mais convencional, o apartamento concentra a área comum no segundo andar, que consiste numa zona de estar, jantar, cozinha, espaço de banho e zona de lazer com piscina e área gourmet.

Já no primeiro andar, fica a área íntima, composta pela suite principal e quartos dos filhos. Esta configuração permitiu diversas soluções estruturais que fazem deste projeto singular, como a piscina suspensa. “Por baixo da piscina, existia uma casa de máquinas que ocupava um espaço generoso e inutilizado. Foi então que sugerimos ao casal a criação de um ambiente para toda a família. No desenvolvimento, observámos que a sala que estava abaixo da piscina ganharia muito com a luminosidade natural, conquistada por uma clarabóia construída no pavimento da piscina. Mesmo sendo uma opção ousada, os clientes concordaram”, explica Gabriel Ceravolo.   

A transparência do fundo é o grande destaque, pois funciona como iluminação zenital e permite que a luz atravesse a água e ilumine com suavidade o espaço de brincar no andar de baixo – com ótima acústica – permitindo ainda mais interação entre os espaços e os moradores.

A área de dormir foi criada com exclusividade para cada um dos moradores: para os filhos, quartos temáticos de ténis e futebol com acabamentos em tons de azul e verde.

No quarto da filha, foi colocada uma cama flutuante combinada com tons naturais que dão charme ao ambiente.

Já na suíte principal, a gravura de Alfredo Volpi em tons pastel dá o tom da decoração que combina diversas texturas e elementos como couro aplicado na cama, madeira ebanizada no banco aos pés da cama e ripado de madeira no painel que envolve a Tv. As cores repetem-se na varanda que recebe o contraste do verde dos elementos paisagísticos.

Outro ponto alto do projeto é a escada projetada em “u”, que garantiu a fluidez necessária para o hall que dá acesso aos quartos e também para a área gourmet ou de estar. A iluminação no corrimão com LED e lona tensionada no teto, proporcionam a sensação de luz natural acolhedora para quem vem do piso inferior, resultando numa solução funcional que ganhou um caráter escultórico.

Através da intervenção arquitectónica, este projeto foi além das questões funcionais e estéticas, representando e personificando valores e estilo de vida através de uma grande zona de lazer,  que contempla sala de estar, jantar e de TV, integrados por um grande painel contínuo de madeira que vai ganhando diferentes usos de acordo com a função de cada ambiente – lareira, hall, porta da casa de banho e sauna, móvel de TV com biblioteca.

A integração também se faz presente em elementos de decoração, como as poltronas e almofadas em tons de verde e a gravura do artista plástico Paulo Pasta que conferem contemporaneidade ao espaço.

Para um melhor aproveitamento da varanda, foi colocada uma pérgola de estrutura metálica e placa em cimento com micro lâmpadas de LED, que abriga também a cozinha gourmet totalmente integrada à área da piscina. Além de uma mesa flutuante, a ilha em granito preto São Gabriel é totalmente equipada.

0
Would love your thoughts, please comment.x