Por a 13 Setembro 2022

Localizado em São Paulo, esta apartamento era originalmente composto por espaços muito fragmentados. O Coletivo de Arquitetos foi chamado para o tornar no refúgio de uma família dinâmica, apaixonada por artes e pela arte de bem viver.

Projeto: Coletivo de Arquitetos / Fotografias: Fran Parente

Com vista privilegiada para o Parque do Povo, o apartamento GAR está localizado num prédio nas margens do Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo.

O desafio dos arquitetos – Cesar Coppola e Daniela Coppola, do Coletivo Arquitetos – foi o de transformar os espaços fragmentados do apartamento num lar dinâmico para uma família apaixonada pelas artes e por viver bem. A resposta foi repensar a tipologia do apartamento para integrar os espaços e torná-los fluidos.

A ideia principal foi a de valorizar os elementos construídos em formas puras através da criação de espaços vazios. A alvenaria em torno da circulação vertical do edifício foi demolida. A partir do vazio, em torno desse núcleo imutável, agora evidenciado como um sólido revestido de mármore branco, articularam-se os acessos aos setores social, íntimo e de serviços, criando um percurso agradável por onde parte do acervo de arte da família, incluindo peças de Adriana Varejão, Lucas Arruda, Luíz Zerbini, Janaína Tshape, entre outros, podem ser apreciados integralmente.

Na zona social, o layout foi colocado no centro do espaço. O teto limpo e branco ilumina-se e painéis de ripas de madeira revestem as paredes abaixo da altura das vigas para criar um elemento contínuo que imita as aberturas. Molduras minimalistas foram usadas para ampliar a vista do parque e uma área de transição verde foi criada na varanda para atrair a natureza para o espaço construído.

Na escolha dos materiais, o natural prevaleceu. Mármore Calacata foi usado na caixa central, com pavimento em calcário persa. Carvalho americano define os painéis e móveis, estes últimos desenhados pelos próprios arquitetos. As seleções de materiais adicionais incluem detalhes em cobre e quartzito verde selecionados para o lavatório projetado especificamente para o projeto

0
Would love your thoughts, please comment.x