Por a 29 Setembro 2022

Em Bergues, na Catalunha, uma família queria criar uma casa unifamiliar com estratégias bioclimáticas e alto nível de salubridade. Os 90 m2 e o programa reduzido ditaram uma planta quadrada e um espaço central que recebe luz e calor.

Projeto: Slow Studio / Fotografias: Carla Step

Situada em Begues, na Catalunha, em Espanha, o objetivo deste projeto foi o de criar uma casa unifamiliar, com consumo zero e alto nível de salubridade, usando estratégias bioclimáticas.

Partindo de um programa reduzido e de uma área de 90 m2, para otimizar o funcionamento climático optou-se por uma planta compacta e quadrada, que tem a vantagem de evitar perdas térmicas nas fachadas, mas que também apresenta a desvantagem de não permitir a incidência direta da luz do sul nos ambientes posteriores.

Por esta razão, foi desenhado um espaço central de captação de luz e calor, um átrio coberto com aberturas ao sul na parte superior que se eleva acima da cobertura. Assim, os quartos desta casa organizam-se em torno desse átrio bioclimático, um espaço central de pé-direito duplo que acumula calor graças a uma abertura superior voltada para o sul, fazendo com que os quartos ao norte sejam agradáveis ao permitir a ventilação cruzada.

Desta forma, foi conseguido um espaço central com ar estratificado (o ar quente sobe) que é também um coletor solar na parte superior e que recebe um programa multiusos, podendo ser utilizado como sala de estar extra, sala de jantar ou simplesmente como espaço livre para acesso às áreas noturnas.

Para além disso, os proprietários solicitaram vistas para o norte, portanto, o átrio dispõe de um pequeno mezanino acessível por uma escada que pode ser deslocada ao longo do átrio ou ocultada quando não for necessária.

O sistema construtivo é composto por uma parede dupla interior e tijolo aparente exterior, com isolamento entre os mesmos. Na área de acesso, a parede de tijolo aparente gera um tramado semiaberto que destaca o acesso à casa. A proteção solar das aberturas é realizada por persianas têxteis externas.

Para gerar água quente e aquecimento nos dias frios de inverno, é utilizada uma caldeira de biomassa com pellets (biocombustíveis sólidos) que alimenta um sistema de radiadores convencionais.

0
Would love your thoughts, please comment.x