Por a 26 Julho 2022

Foi com um enorme entusiasmo por viver uma vida tranquila e em contato com a natureza, que os jovens proprietários desta casa chegara ao Slow Studio. O projeto que tinham em mente era simples, e atendia às necessidades atuais e futuras de quem faz da casa morada e escritório.

Projeto: Slow Studio / Fotografias: Salva López / descrição enviada pelos arquitetos, via archdaily

“Os clientes chegaram ao estúdio com um programa simples para uma casa de três quartos que atendia às suas necessidades atuais e futuras, tanto para morar como para trabalhar remotamente”, contam os arquitetos responsáveis pelo projeto.

Os clientes são um jovem casal com um enorme entusiasmo por viver uma vida tranquila e em contato com a natureza. O terreno escolhido, envolvido por um bonito olival,  foi perfeito.

A implementação do projeto partiu deste terreno ideal e tomou uma forma alongada voltada para o sul e com um leve declive desde a rua até uma zona completamente plana onde a casa foi construída.

O projeto é um esquema simples com uma planta retangular em que os espaços se sucedem do mais público ao privado, divididos por um pátio que melhora a iluminação e a ventilação natural.

A privacidade da casa na fachada oeste é afetada por um vizinho com vista direta para o terreno e, por isso, a garagem está localizada nesta orientação, e separada da casa por uma pérgola de acesso.

A fachada sul é protegida por uma pérgola vegetal, que ajuda a aumentar a privacidade e funciona como um excelente regulador da luz natural.

Um dos pontos fulcrais da estratégia bioclimática é o fato de dispor todas as divisões, tanto as zonas comuns como os quartos, numa rigorosa orientação a sul, particularidade que permite um excelente funcionamento térmico passivo de todos os espaços habitacionais.

No lado norte, pelo contrário, foi necessário um elemento térmico que protegesse da fachada mais fria. Para isso, foram colocados os espaços de serviço, como casas-de-banho e zona de instalações, e construída uma fachada muito opaca com poucas aberturas que são protegidas com venezianas de madeira apenas por motivos de privacidade.

O fato de ter uma excelente insolação, levou a que fosse necessário controlá-la durante as diferentes estações do ano, por isso, foi instalada uma pérgula que cobre toda a extensão da fachada sul e que é protegida com vegetação e persianas simples de madeira.

No verão, a vegetação cobre a parte superior da pérgula e as persianas podem ser abertas, impedindo a passagem do sol, mas garantindo a ventilação natural que é complementada por uma melhoria da sensação térmica graças à fotossíntese e evaporação gerada pela mesma. No inverno, a vegetação perde as suas folhas e permite que o calor entre dentro de casa.

A nível construtivo, trata-se de uma casa com paredes duplas de tijolo com isolamento entre as camadas e telhado invertido. As esquadrias são feitas em madeira, assim como os móveis da cozinha e casa de banho. A garagem não é isolada.

Para as instalações é utilizada uma caldeira de biomassa que gera água quente e foi instalado um sistema de renovação de ar por meio de recuperação de calor.

0
Would love your thoughts, please comment.x