Por a 1 Abril 2022

Trata-se de uma solução premiada para uma nova geração, que embora digitalmente ligada ao mundo, procura um estilo de vida e uma casa alternativa. Chama-se “El Refugio” e foi projetada por álvaro sánchez de miguel arquitectos.

Projeto: álvaro sánchez de miguel arquitectos / Localização: Salamanca, Espanha / Fotografias: álvaro sánchez de miguel arquitectos

“El Refugio” foi concebido para dar resposta às novas tendências e cada vez mais procuradas habitações alternativas para estilos de vida, também eles alternativos. O projeto, foi adaptado a uma nova geração de habitantes da sociedade atual, que procuram alternativas mais simples e realistas para viver, em vez de microespaços alugados em grandes cidades.

O objetivo do projeto, assinado pelo escritório álvaro sánchez de miguel arquitectos, era o de criar uma casa elegante, eficiente, moderna e contemporânea, adornada com materiais nobres e, ao mesmo tempo, garantir que fosse sustentável, económica e rodeada por espaços verdes e natureza ilimitada.

El Refugio, “oferece refúgio” para uma nova geração de cidadãos global e digitalmente ligados, mas abertos a novos modos de vida. O projeto unifamiliar minimalista está situado nos arredores naturais de Cuatro Calzadas, em Salamanca, Espanha.

De acordo com a essência do projeto, foram utilizados materiais de construção da Serra de Salamanca e do próprio município, incluindo aço, cerâmica e madeira local. Os métodos construtivos e os móveis, desenhados no local, também abraçam a essência do projeto, ajudando a sustentar a economia local numa área de baixa densidade populacional.

Segundo a equipa de arquitetos, “o projeto propõe um modo de vida simples, mas versátil, onde podemos trabalhar, descansar e brincar. Um ambiente acolhedor onde as ‘festas’ podem ser celebradas aos domingos com a família (uma tradição enraizada na cultura espanhola), ou receber uma mudança de cenário para a reforma antecipada. Também é ideal para quem procura uma segunda casa rural (no segundo país mais visitado do mundo), ou como espaço adaptável a usos audiovisuais, culturais ou turísticos. E também pode ser um retiro de fim de semana ideal com as crianças”.

0
Would love your thoughts, please comment.x