Por a 18 Março 2022

Inspirada na arquitetura vernacular, esta casa de estilo colonial tomou para ela o nome dos recipientes onde o sal era mantido, por cima da lareira, para mantê-lo seco – Saltbox. Ancorada na envolvente e integrada no terreno que a acolhe, foi certificada como Casa Passiva.

Projeto: Atelier L’Abri / Localização: Bromont, Canadá/ Fotografias: Raphaël Thibodeau

Desenhada para uma família de quatro, acolhida num prado e protegida por 2,5 hectares de terreno, esta casa unifamiliar de cerca de 290 m2 foi construída em três níveis e inspirada na arquitetura vernacular local, tenho obtido a certificação de casa passiva.

Ancorada na sua envolvente, tomou a forma de um “L” e combinou dois tipos de telhados inclinados. A silhueta, pediu emprestada aos edifícios rurais que surgiram na Nova Inglaterra do século XVII.

Com telhado de duas águas na parte principal e de apenas uma na parte inferior, este estilo colonial leva o nome dos recipientes onde o sal era mantido, por cima da lareira, para mantê-lo seco – Saltbox.

A casa está virada a sul para favorecer o aquecimento solar passivo e proporcionar vistas panorâmicas sobre o vale. A construção em três níveis está aninhada na montanha para minimizar a visibilidade dos muros de contenção. Ao construir a parte posterior do rés-do-chão ao nível do jardim, e ao optar por uma inclinação do telhado que espelha o terreno, a casa ecoa a topografia do local mantendo-se discreta da rua, revelando-se apenas quando os visitantes estão na entrada. O nível mais baixo contempla uma garagem que também serve como oficina e permanece escondida até a aproximação final.

No interior, os espaços são generosos e luminosos. Iluminado por três grandes aberturas que contribuem para o aquecimento passivo do edifício, a sala central de pé-direito duplo é o verdadeiro coração da casa. As suas funções organizam-se em torno de um bloco central onde está a cozinha.

Este volume branco confina com o corredor do segundo andar que serve de passagem para os quartos e um pequeno escritório em mezanino.

Ao norte, os quartos das crianças são iluminados por estreitas faixas horizontais que enquadram a floresta que cerca a casa, limitando a perda de calor. Na curva do L encontra-se um terraço parcialmente protegido por pérgulas que funcionam como protetores solares e regulam passivamente a temperatura interior da casa.

Os materiais de construção são simples e duráveis: as paredes de contenção são construídas em pedra escavada, o revestimento principal é de madeira e a seção de entrada é de cedro queimado. O teto de aço cinza é discreto e atemporal.

O termo Passive House refere-se a um padrão de construção de alto desempenho que promove a eficiência energética, o conforto e a sustentabilidade dos edifícios. Desenvolvido há 30 anos na Alemanha pelo Passivhaus Institut, o padrão significa, entre outras coisas, economia de energia de aquecimento e arrefecimento de cerca de 80%.

0
Would love your thoughts, please comment.x