Por a 25 Janeiro 2022

Uma casa unifamiliar, com detalhes do século XIX, foi remodelada preservando alguns dos seus detalhes e elevando-a aos padrões de uma Casa Passiva (Passive House). O gabinete MESH Architectures foi o autor do projeto.

Arquitetura: MESH Architectures / Fotografias: MESH Architectures e Frank Oudeman

Localizada no bairro de Harlem, em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, esta casa em tempos estava dividida para acolher três famílias. Os proprietários – um casal com quatro filhos -, desejavam que a mesma fosse alvo de uma remodelação com o objetivo de se tornar uma única residência. Era primordial recuperar a madeira original, nomeadamente em torno das janelas, portas, escadas e lareira, mas também introduzir elementos modernos e de transição.

Outro dos grandes objetivos era tornar a casa numa Passive House – um conceito construtivo que define um elevado desempenho, que é eficiente sob o ponto de vista energético, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável.

Para os padrões da cidade de Nova Iorque, a casa era grande: uma cave e mais quatro andares. Em termos de distribuição, a cozinha e a sala de jantar estavam no piso térreo com acesso a um jardim nas traseiras.

Uma sala de estar e biblioteca ocupam o piso seguinte. No terceiro piso fica o quarto principal, um escritório e um quarto de hóspedes, deixando o último piso para os quatro quartos de cada uma das filhas do casal. A cave, em tempos uma adega, foi transformada num ginásio e numa sala para ver televisão.

Como era desejo dos proprietários, muitos dos elementos de madeira da casa foram restaurados. Para a iluminação foram escolhidos candeeiros com um design de transição histórica. A cozinha foi desenhada pelos arquitetos e construída por um marceneiro local. A fachada, conhecida em Nova Iorque como “brownstone”, foi completamente restaurada por um especialista.

“Esta casa é uma integração do antigo com o novo. Responde diretamente às necessidades de uma família urbana moderna. Demos destaque ao espaço social, sala de jantar e jardim, fazendo um esforço especial  para preservar os elementos históricos existentes. Embora esteja cheia de tecnologia e tenha sido construída à luz de uma ciência de construção recente, parece uma serena e histórica casa geminada de Harlem”, explicam os arquitetos.

Algumas soluções Passive House colocadas na casa foram: o isolamento das fachadas e do telhado com celulose, a colocação de janelas que são padrão neste conceito e que contemplam vidros triplos, a colocação de uma bomba de calor elétrica que aquece e arrefece o interior e um sistemas VER (de ventilação) que traz do exterior ar fresco. Estas e outras soluções resultam num consumo de energia baixo e num ambiente excecionalmente confortável e saudável.

Esta remodelação atesta que, o conceito de Passive House não se adapta apenas a construções novas, sendo possível preservar a aparência de uma casa antiga e clássica com altos padrões de desempenho, que poupam energia e não emitem carbono.

0
Would love your thoughts, please comment.x