Por a 10 Março 2022

Aos pés da Cordilheira dos Andes, existem abrigos feitos de pedra e construídos por habitantes locais. Em honra desse legado histórico, esta casa nasceu de uma pedra que ficou de uma construção antiga e materializou-se de uma forma ecológica.

Projeto: Estudio Alberto Tonconogy y Asociados / Área: 170m2 / Ano: 2020 / Localização: Argentina / Fotografias: Luis Abba /descrição enviada pelos aurores do projeto, via archdaily

O pedido do cliente foi o de construir um abrigo na região aos pés da Cordilheira dos Andes, na Argentina. Região onde, ocasionalmente, nas trilhas de montanha, existem abrigos chamados “pircas”, feitos de pedra pelos habitantes locais.

À luz da história,  foi decidido construir sobre as ruínas de uma construção “antiga”, e foi escolhida uma pedra com óxido de ferro, para que dela pudesse sair um abrigo em aço corten oxidado.

Para otimizar as vistas, as quatro fachadas foram transformadas em oito. Para conseguir isso, o programa foi dividido em dois edifícios: um dedicado às funções sociais e outro à zona de dormir. Os dois edifícios ligam-se por uma ponte de vidro.

Por estar localizado numa zona sísmica, o sistema estrutural flexível utilizado é todo metálico e pré-montado. Os dois volumes repousam sobre as respetivas lajes de betão sólido. Painéis de revestimento com características térmicas máximas cobrem todo o telhado, assim como as paredes fixas e deslizantes. 

De salientar que esta casa fica completamente desconectada dos serviços externos e opera de forma autónoma. Um baixo consumo, painéis solares, tratamento de águas negras e reutilização contribuem para sua atitude ecológica.

0
Would love your thoughts, please comment.x