Por a 17 Maio 2022

Implantada no meio da paisagem exuberante do sudeste do México, a “Casa de Monte” é um retiro de fim-de-semana pensada para materializar uma profunda relação entre arquitetura e natureza.

Projeto: TACO taller de arquitectura contextual / Área: 42 m2 / Ano: 2019 / Fotografias: Leo Espinosa / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

A “Casa de Monte” é um pequeno retiro de fim-de-semana, projetada para um jovem casal e implantada no meio de uma exuberante paisagem do sudeste do México.

O principal objetivo do projeto, foi o de construir um espaço para a reflexão e contemplação, um ambiente intimamente conectado com a paisagem natural. Um ambiente intuitivo, simples e funcional.

A implantação da casa, ao fundo do terreno, procura resguarda-la da rua e assim proporcionar maior privacidade aos moradores; sua orientação foi concebida de forma a favorecer a iluminação e ventilação natural, proporcionando condições mais agradáveis de temperatura e iluminação nos espaços interiores ao longo do ano.

O primeiro nível da casa foi elevado em relação ao terreno, interferindo assim minimamente no seu perfil natural. Esta opção facilitou também a construção da piscina sem a necessidade de escavar o terreno. Implantada à sombra da grande árvore que domina o terreno, chega-se à piscina através  de uma varanda aberta que se estende a partir dos espaços sociais no terreno. 

A área de uso comum, por sua vez, é um amplo espaço com pé direito duplo onde se encontra uma pequena cozinha, uma sala de estar e jantar e a escada que dá acesso ao quarto no mezanino. Abaixo deste, encontra-se um hall que organiza os espaços da casa e que dá acesso a um pequeno closet e uma casa-de-banho  com chuveiro a céu aberto. Por baixo da planta elevada, foram implantadas a adega e a casa de máquinas.

No total, a pegada da casa conta com apenas quarenta e dois metros quadrados. A sua volumetria é fundamentalmente ortogonal e a materialidade bastante contrastante. Tanto exterior como interiormente, as paredes foram acabadas em massa grossa e a pintura feita à base de cal com pigmentos minerais. As portas e janelas foram feitas em madeira de cedro e permitem aos moradores controlar facilmente o nível de privacidade e as condições de iluminação no interior da casa.

O projeto de interiores conta com uma série de itens de design em cores naturais e que incorporam processos artesanais na sua fabricação. A paisagem exterior foi praticamente mantida no seu estado natural, revelando uma profunda relação entre a arquitetura e a envolvente através das cores e da materialidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x