Por a 13 Julho 2022

O estúdio Architecture for London, transformou uma típica casa clássica londrina num exemplo de sustentabilidade. A casa, que é morada do diretor do escritório de arquitetura, tem no calcário o material de eleição e assume-se como uma habitação onde o consumo de energia é baixo, mas o nível de beleza é alto.

Projeto: Architecture for London / Fotografias: Lorenzo Zandri e Christian Brailey

Um dos mais recentes projetos do escritório Architecture for London é uma casa com muito estilo mas de baixo consumo de energia, pensada para o seu diretor, Ben Ridley, em Muswell Hill, Londres.

O estúdio que tem no impacto ambiental a sua grande consideração, transformou para Ridley – ele próprio especialista em Passivhaus -, uma típica casa clássica geminada num exemplo sustentável, utilizando para isso, um orçamento limitado.

O projeto de remodelação que levou aproximadamente um ano, revelou a estrutura original da casa e celebrou a sua modesta beleza. Com intervenções maioritariamente no interior, a fachada original foi preservada e foi feita uma ampliação nas traseiras.

Segundo Ridley, o consumo de energia foi reduzido drasticamente devido ao uso de isolamento, vidros duplos e triplos e uma camada hermética contínua. As paredes foram isoladas com fibra de madeira e as de alvenaria mantidas no piso térreo, para evitar estruturas em caixa de aço, que consomem muita energia. Materiais naturais – como pedra, madeira e reboco de cal – foram usados em vez de produtos à base de cimento.

Os interiores da casa são minimalistas e modernos, com uma paleta de materiais de onde se destaca o uso de calcário com um “leve polimento que reflete suavemente a luz”, diz Ridley . “A maneira como a luz revela os fósseis na pedra é adorável”, conclui. 

O material atinge o seu esplendor máximo na ilha de cozinha e num banco na janela, pensado para parecer um bloco sólido de calcário. A casa pode ser de baixo consumo, mas certamente é de alto estilo. 

0
Would love your thoughts, please comment.x