Por a 29 Março 2022

Uma casa tradicional, mas de estilo passivo. Um projeto de contrastes. Um projeto simples, com caráter. Piso cimentício, madeira no telhado, sistema SATE na fachada, carpintaria com rotura de ponte térmica, vidros de baixa emissão e painéis isolantes compostos foram alguns dos recursos.

  • Localização: Paterna, Valência, Espanha
  • Ano: 2021
  • Construtor: EDE3 Gestão de Projetos Urbanos, S.L.
  • Projeto: Estúdio La Caseta
  • Arquiteto técnico: David Tortosa Bravo
  • Arquiteto: Alberto Facundo
  • Fotografia: Germán Cabo

Tal como a Passivhaus, foi assim que esta casa tradicional de Paterna (região de Valencia, Espanha) foi reabilitada, dando origem à Casa Bonaire.

Graças ao bom trabalho da construtora EDE3 Project Management, conseguiu-se a recuperação do edifício, que se encontrava em estado de abandono.

Com uma única fachada e sem pátios, que ajude à sua ventilação e iluminação, a casa está voltada totalmente para a rua.

Um dos aspetos considerados importantes desde o início foi aproveitar a altura livre da laje de cobertura para alocá-la às funções diurnas, portanto, a área noturna seria estabelecida no piso térreo, próximo ao acesso. Um projeto de contrastes.

O piso inferior tem um corte limpo e minimalista. A cor branca é utilizada para oferecer a maior amplitude possível, combinando-a com um piso de madeira para dar aconchego ao espaço.

Por outro lado, no primeiro piso todas as áreas são preservadas no seu estado anterior, recortando o reboco pré-existente para que o tijolo e a alvenaria ocupem o centro da sala.

Um piso cimentício é usado e a madeira neste caso vai para o telhado. Foram usados o sistema SATE na fachada, carpintaria com rotura de ponte térmica, vidros de baixa emissão e na cobertura, painéis isolantes compostos. Desta forma, conseguimos isolar a casa o suficiente para que seu consumo de energia seja praticamente zero, reduzindo assim o impacto ambiental da casa.

O desenho dos espaços é completado com um pouco de ‘verde que te amo verde’, tornando-os assim mais agradáveis ​​de serem habitados. Um projeto simples, mas com caráter.

0
Would love your thoughts, please comment.x