Por a 19 Julho 2022

Inserida numa zona florestal com um parque natural na envolvente, a casa foi pensada como um refúgio da vida lá fora. Paredes maciças protegem do exterior e cirúrgicas aberturas enquadram diferentes vistas.

Projeto: Ramon Esteve Estudio /  Fotografias: Mariela Apollonio

Inserida numa zona florestal perto de Barcelona, a Calma House assenta num terreno de declive bastante acentuado, onde abundam pinheiros, carvalhos e oliveiras. Com um parque natural na envolvente e uma baixa densidade de construção, a sua relação com a paisagem natural é plena.

A casa foi pensada como um abrigo, um lugar de refúgio da vida agitada da cidade. Nesse sentido, as paredes exteriores foram construídas maciças e pesadas, como que servindo de escudo protetor ao que se passa lá fora e fechadas à entrada de acesso e às casas vizinhas.

A casa abre-se à encosta e à mata, e cada abertura no betão foi pensada para enquadrar uma vista específica e diferente. No entanto, na fachada voltada para a encosta, a natureza invade o núcleo da casa e assume o protagonismo.


Devido à inclinação do terreno, a casa foi desenhada compacta para que a maior parte da área fosse destinada ao jardim. Para se adequar melhor à inclinação, o volume da casa foi fragmentado. Com o mesmo objetivo, foram projetados vários terraços para as instalações exteriores como a piscina, a zona de barbecue, o parque infantil e os diversos jardins.


Os materiais escolhidos pretendem integrar a casa na paisagem. A parede de betão tem uma cor esbranquiçada, semelhante à pedra local. A madeira e o aço corten do lado de fora da casa lembram os troncos das árvores. No interior, a madeira é mais leve, trazendo clareza e aconchego. As árvores cercam a casa de forma aleatória e orgânica, como se a floresta se tivesse espalhado pelo terreno.


Com dois níveis de construção, as salas estão no piso térreo, organizadas de forma fluida, visualmente conectadas, embora possam ser divididas, se necessário. A sala de pé direito duplo é dominada por uma grande estante e separada da sala de jantar por uma lareira de dupla face. Os quartos estão no primeiro andar, onde a luz do sol e as vistas são controladas por persianas de correr.

0
Would love your thoughts, please comment.x