Por a 28 Junho 2022

Localizada numa zona rural, a Casa Palerm é um projeto simples, mas poderoso, que permite que os seus habitantes mergulhem no estilo de vida local e na paisagem envolvente, desfrutando ainda de todo o conforto e de bonitos espaços de lazer.

Projeto: OHLAB / Localização: Espanha / Fotografias: José Hevia

A Casa Palerm é uma pequena casa localizada numa zona rural no centro de Maiorca, cujo projeto seguiu uma arquitetura discreta, integrando-se no meio envolvente e atuando de forma eficiente, tanto económica como energeticamente.

O programa foi resolvido com um volume compacto e alongado e com um telhado inclinado. A largura, foi mantida em seis metros para utilizar vigas de baixo custo e estrutura sem pilares. A disposição, paralela à inclinação do terreno, permite que todas as divisões desfrutem de vistas do campo e da serra em direção ao norte e aproveitem o sol do sul. Esta disposição, favorece também as ventilações cruzadas, a iluminação natural e ajuda a regular termicamente a casa.

Transversalmente, o volume é perfurado por uma caixa imaginária criando um vazio central onde se instalou a sala de jantar. Ao nível do piso térreo, uma “língua” em betão cria terraços de cada lado do espaço de estar, ampliando-o e conectando-o à paisagem. No teto, uma pérgula de vime atravessa o espaço oco e expande-o em ambos os lados. Desta forma, os terraços são protegidos do sol de verão e a acácia filtra a luz – criando um jogo mediterrâneo de luzes e sombras. As janelas deste espaço podem ser completamente escondidas nas paredes da fachada, de modo que a sala de jantar se torna num alpendre exterior e invade os terraços norte e sul dependendo da época.

No terraço sul, o pavimento em betão termina com um amplo banco de pedra local, de onde se avista a paisagem emoldurada por uma abertura intencionalmente panorâmica com proporções cinematográficas. Desta forma, a partir deste terraço, é possível observar a sala como um palco da vida quotidiana – tendo como pano de fundo tanto os campos como a serra.

Em direção ao norte, o terraço funciona como um pódio (acima do tanque de água da chuva) para contemplar as vistas e a piscina.

Soluções simples mas eficazes, tanto em termos de design como de eficiência energética, completam a casa. O impacto do sol é atenuado pela pérgula de acácia, as persianas de Maiorca e o plantio de árvores de folha caduca que criam sombra no verão. 

A água da chuva é armazenada no tanque de água e depois é reutilizada para a irrigação do jardim mediterrâneo de baixa manutenção, para o enchimento dos tanques das casas-de-banho e para a piscina. 

Foram utilizados detalhes construtivos tradicionais, juntamente com uma paleta de materiais naturais e locais – como reboco de argamassa de cal rústica, telhas cerâmicas reaproveitadas, ladrilhos hidráulicos, pedra local, cana, madeira e pisos de cimento artesanal.

0
Would love your thoughts, please comment.x