Por a 21 Abril 2022

Um edifício de escritórios sem nenhuma característica marcante mas localizado num lugar excepcional, foi remodelado e transformado num hotel boutique. O projeto, da autoria do Studio DOTCOF, inspira-se na natureza e leva-a para os espaços interiores.

Projeto: Studio DOTCOF / Localização: Yixing, China / Fotografias: LEIDU

O Yun Lake Courtyard Resort está localizado na cidade chinesa de Yixing, província de Jiangsu, numa encosta adjacente à margem do lago Yun. O edifício era originalmente um edifício de escritórios, mas a localização única junto a um lugar pitoresco, levou os proprietários  a querer transformá-lo num hotel boutique para promover a indústria do turismo local. O Studio DOTCOF foi o gabinete autor do projeto de remodelação e transformação.

Durante o levantamento inicial no local, a equipa de projeto descobriu condições naturais magníficas na envolvente do edifício – não apenas a paisagem do lago e as vistas das montanhas à distância -, mas também árvores e plantas exuberantes nas proximidades. No entanto, o edifício original era relativamente fechado, permitindo pouca relação com a paisagem exterior.

Para permitir que os hóspedes desfrutassem mais da paisagem e da natureza, e tivessem experiências físicas e mentais mais descontraídas, a equipa focou-se em desenvolver um desenho espacial que permitisse essa relação.

Primeiro, abriu-se parte da área do corredor tornando-o semi-exterior, permitindo assim que as pessoas entrassem livremente no pátio interior; de seguida, com base na paisagem e nas características do local, as aberturas na fachada tomaram diferentes formas, incluindo longas janelas transversais, janelas quadradas, buracos ocos. Desta forma, a paisagem e a luz solar passaram a entrar no edifício de diferentes maneiras.

Em cada quarto foi criada uma varanda, ampla o suficiente para os hóspedes tomarem banho, beberem chá e experimentarem as árvores, a luz do sol e o ar de perto.

A seleção de materiais também teve a natureza como inspiração. Madeiras maciças, arenito, tijolo e esteira de vime, entre outros, são usadas em diferentes áreas do espaço, permitindo que as pessoas relaxem e se curem com um abraço da natureza.

0
Would love your thoughts, please comment.x