Por a 3 Maio 2022

Inserida numa zona florestal, esta casa de 1950 foi totalmente remodelada e reorganizada pelo gabinete Finne Architects. O resultado é um pavilhão de vidro onde o detalhe e os elementos artesanais se destacam.

Projeto: FINNE Architects / Localização: Seatle, Estados Unidos da América / Fotografia: Benjamin Benschneider Photography

Localizada numa zona florestal e algo isolada, a 40 quilómetros ao norte de Seatle, uma casa contemporânea e datada de 1950, foi completamente remodelada, tornando-se um pavilhão de vidro na floresta, mas mantendo o espírito original. 

O projeto de remodelação incluiu toda uma reorganização espacial, da qual se destaca um novo quarto principal mais espaçoso e com mais luz natural, a ampliação das zonas sociais e uma nova cozinha, maior e com balcões em quartzo e janelas contínuas que se estendem ao exterior.

Em cerca de metade da casa foi mantido o teto original com vigas em madeira de abeto, na outra metade foram adicionados novos tetos na mesma madeira. O piso em terrazzo existente foi acabado, adicionando novas áreas numa cor complementar.

Consistente com a simplicidade e clareza originais da casa, foram adicionados novos materiais para criar justaposições de textura e cor. É o caso dos painéis em madeira de cerejeira: alguns são lisos, enquanto outros foram trabalhados para criar uma textura evocativa de “madeira tecida”. Outro exemplo é o da parede adjacente à zona de jantar e cozinha, que foi revestida inteiramente com painéis de aço desgastados. A caixa suspensa na parede de aço utiliza painéis de resina ou madeira de cerejeira com texturas. Ambos os materiais contrastam com as cores do aço.

À semelhança de outros projetos do mesmo gabinete, esta remodelação seguiu a ideia de “modernismo artesanal”, ou seja, o enriquecimento de uma estética modernista com materiais e objetos artesanais altamente pessoais.

As fabricações personalizadas incluíram o balcão da cozinha, os painéis de parede de aço, molduras de espelho de aço suspensas, valências de sombra de aço cortadas a laser, barras de iluminação de aço personalizadas, candeeiros de vidro soprado à mão e várias peças de móveis personalizados. A parede de vidro entre o quarto principal e a casa-de-banho principal foi transformada com o uso de um padrão desenhado à mão, sendo o padrão mais denso na parte inferior (para uma sensação de privacidade) e cada vez mais transparente na parte superior.

De salientar ainda que, práticas de design sustentável foram parte integrante do projeto desde o início. O aquecimento radiante sob o piso de tijoleira criou uma fonte de calor uniforme com a máxima eficiência energética. As janelas altas trazem luz natural para dentro da casa e os operadores motorizados permitem a ventilação durante os meses de verão. Muitos materiais verdes (como painéis de resina, balcões de quartzo, linóleo, tinta de baixo VOC e produtos de madeira sustentável) foram usados ​​no projeto. Mas acima de tudo, a própria remodelação é inerentemente sustentável e capta toda a energia incorporada da casa original dos anos 1950, que agora ganhou uma nova vida. O artesanato e o detalhe do projeto também falam de um princípio sustentável muito importante: construa bem e durará muitos e muitos anos!

0
Would love your thoughts, please comment.x