Por a 6 Janeiro 2022

Viver na cidade pode ser, também, habitar um santuário que traz paz e tranquilidade à alma. Nesta casa em Venice, o exterior convive com os interiores onde a simplicidade orientou as escolhas.

Arquitetura: FINNE Architects / Fotografia: Tom Bonner

Localizada no bairro de Venice, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, esta casa, que roubou para ela o nome do bairro em que se insere – Venice House -, é um santuário no meio da cidade.

O terreno longo e estreito em que se insere, não foi problema para a equipa do gabinete FINNE Architects, que desenhou um pavilhão de madeira que se projeta num espaço de jardim, com um telhado elevado por vigas de abeto e composto por vários planos em madeira e metal. Ao conjunto, foi adicionada uma piscina, precisamente localizada em frente da sala de estar, para que a mesma fosse espelhada pela água.

Esta área social, que se destaca na casa, é cercada por uma parede em vidro contínuo, e o seu acesso à piscina é feito através de portas de vidro deslizantes de grande formato – 2,5 por 3 metros -, que criam um ambiente e uma relação entre interior e exterior que atinge a perfeição.

O volume onde se insere esta zona da casa, foi construído em madeira, tanto no exterior como no interior, o que, explicam os arquitetos, contrasta com o revestimento em metal frio que envolve o volume dos quartos.

No interior, a simplicidade foi a regra na escolha dos acabamentos – os armários e o pavimento em madeira de carvalho, combinam com as paredes em gesso branco. Assim como os detalhes personalizados e desenhados pela equipa do FINNE, como a luminária em aço pendurada sobre a ilha de cozinha em quartzo e o balcão de vidro fundido.

Outros elementos especialmente desenhados para a Venice House foram a escada principal em aço e madeira e a parede de madeira que fica na casa-de-banho principal localizada no andar superior da casa. Esta abordagem tailor made estende-se ao exterior, com a utilização de tijolo dinamarquês feito à mão, revestindo e destacando paredes da fachada. O mesmo material foi ainda utilizado para fazer sobressair a lareira da sala de estar.

A casa foi pensada e desenhada para ser uma estrutura sustentável, por isso, entre as inúmeras soluções estão uma ventilação natural eficiente, boa iluminação natural, soluções de poupança de água, iluminação LED, materiais de origem local, projeto de paisagismo adequado e energia solar através de painéis colocados no telhado.

0
Would love your thoughts, please comment.x