Por a 3 Maio 2022

Existe uma continuidade espacial e visual que é o leitmotiv desta casa. Localizada numa vila de veraneio, a sua total orientação para o mar e o acesso imediato à praia são duas das suas atrações.

Projeto: Llamazares Pomés Arquitectura / Área: 350 m2 / Ano: 2021 / Localização: Espanha / Fotografias: José Hevia / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Numa vila típica de veraneio perto de Barcelona – Caldes d’Estrac -, foi projetada uma casa unifamiliar. Construída num caminho que percorre uma longa praia, uma das suas principais atrações é o acesso imediato à mesma e as vistas que proporciona para o mar.

A casa, é essencialmente constituída por duas fachadas da mesma largura – uma frontal e outra tardoz -, sendo que a fachada com total orientação para o mar, se tornou a principal.

Uma das suas características construtivas diferenciadoras, é o facto de na parte superior existir uma grande abertura que marca formalmente o caráter do volume, tanto no exterior como no interior. Uma abertura que permite ver o mar, uma grande janela que configura o terraço da sala e emoldura a paisagem como uma enorme pintura.

Outra característica deste pequeno volume é o seu cromatismo – de uma forma geral foram apenas utilizadas duas cores: o azul e o branco.

Ao entrar em casa, é possível ter uma visão total do piso térreo. E com as portas de acesso abertas, desde a rua pode-se ver o pátio ajardinado ao fundo e dele é possível visualizar perfeitamente o passeio marítimo.

Segundo os arquitetos, a casa foi desenhada para proporcionar uma utilização fluída entre o interior e o exterior, da praia ao jardim. Nesse sentido, consiste num continuum de quatro espaços separados por divisórias transparentes. Primeiro a garagem, depois um hall onde começa a escada e inclui uma casa-de-banho, depois uma cozinha com sala de jantar e, finalmente, o pátio ajardinado.

Neste piso, existe ainda um mezanino, que comunica visualmente e espacialmente com a sala de estar, e que configura um ambiente que permite ser utilizado como escritório ou quarto de hóspedes. Da mesma forma, a partir daqui podemos contemplar o mar, através da varanda da sala, ou o pátio ajardinado, graças à incorporação de um pequeno terraço posterior. Mais uma vez, existe uma continuidade espacial e visual, o leitmotiv desta casa.

No primeiro andar ficam dois quartos e uma casa-de-banho partilhada e ainda uma suite com um generoso terraço. Este, com vista para o mar, foi resolvido de forma a proteger das horas mais quentes bem como de possíveis olhares indiscretos. Tudo isto numa forma que amplia o quarto e incorpora um espaço agradável para desfrutar no verão. Na suite, a localização da casa-de-banho foi pensada de forma a que seja possível ver o mar da banheira, através das aberturas na fachada do terraço.

0
Would love your thoughts, please comment.x