Por a 24 Maio 2020

Nas margens do Mar Mediterrâneo, o Camí de Ronda é um percurso histórico da costa que liga as aldeias e praias da Costa Brava. Ao longo do caminho, encontramos esta casa, parte de um complexo protegido, num local único.

Fotografia: Marcela Grassi

O resultado do restauro e reforma do edifício original – levado a cabo pelo estúdio Nook Architecture – resultou numa casa fiel às suas origens tradicionais mediterrânicas e, ao mesmo tempo, inequivocamente contemporânea no seu design. A luz natural e as vistas deslumbrantes do mar, concedidas pela excelente localização, ocupam hoje o centro do palco numa casa privilegiada.

Nas margens do Mar Mediterrâneo, o Camí de Ronda é um percurso costeiro histórico que liga as aldeias e praias da Costa Brava. Ao longo do caminho, encontramos esta casa, parte de um complexo protegido, num local único.

A casa estende-se por quatro andares. Senta-se sobre uma rocha e desce, em degraus, até encontrar o mar, ao qual está ligada com um cais privado. A família procurava uma moradia simples e confortável, que permitisse o uso independente de espaços secundários, bem como o uso coletivo de uma área comum ligada ao terraço principal.

Foi necessário fazer alguns ajustes no plano funcional da casa, convertendo um terraço outrora sombrio, no segundo andar, num quarto novo e adicionando casas de banho ao segundo e terceiro andares. Foram realizados trabalhos de restauro em todo o edifício para reparar as fachadas, telhados e terraços. O volume geral da casa foi mantido, assim como a sua característica cor mediterrânea, composição e estética. O layout interior da casa foi modificado, abrindo-se buracos nas paredes e instalando-se claraboias para maximizar as vistas e inundar todo o edifício com luz natural.

A escada funciona como uma linha que liga os quatro andares. O sótão, as áreas comuns e os quartos estão todos ligados ao acesso direto à praia.

As janelas da fachada à beira-mar oferecem uma exposição completa, minimizando a divisão entre ambientes internos e externos. Essa ligação visual garante que os principais espaços comuns permaneçam completos; isto é, o terraço é uma extensão externa da sala de estar.

Além do aquecimento, apenas foi instalado um sistema de ventilação simples, composto por ventiladores de teto, para complementar a ventilação natural fornecida pelas janelas e claraboias. No exterior da casa, as persianas e a pérgola limitam os raios do sol, garantindo temperaturas confortáveis ​, mesmo no verão.

Muitos dos elementos originais da casa, como o piso de azulejos e as vigas de madeira, foram recuperados para preservar o caráter tradicional do edifício. Tais características originais interagem com os componentes mais modernos de madeira, cimento, aço e cerâmica. O resultado é um design contemporâneo que permanece fiel ao caráter austero da construção original.

O design e a introdução de móveis feitos sob medida foram de especial importância para este projeto, contribuindo com um valor funcional para cada ambiente. Seja dividindo o espaço ou dispersando a luz natural, os móveis assumem um papel ativo na criação de diferentes áreas internas.





0
Would love your thoughts, please comment.x