Por a 29 Março 2022

São 90m2 pensados para serem cenário para uma coleção de objetos de arte ainda em construção. Espaços planeados onde a luz natural e as texturas foram exploradas, mantendo contudo um todo despojado.

Projeto: Ema Butrimaviciute / Área: 90 m2 / Ano: 2018 / Localização: Vilnius, Lituânia / Fotografias: Norbert Tukaj / descrição enviada pela equipa de projeto, via archdaily

Localizado nas imediações da capital da Lituânia e de um parque aconchegante, o apartamento está inserido num edifício moderno, que inspirou o conceito do mesmo – arejado e leve, onde os objetos de arte desempenham o papel principal.

O duplex está dividido em duas zonas: o nível inferior é o que contempla os espaços destinados a trabalhar e dormir, que são compostos por três quartos e uma casa-de-banho, ligados a uma sala espaçosa, onde a escada é um elemento central. A estrutura de aço suspensa ajuda a tornar as escadas visualmente mais leves, enquanto os elementos de vidro criam reflexões lúdicas entre a iluminação natural e artificial.

O piso superior acolhe a sala de estar e uma cozinha com sala de jantar. O planeamento de um espaço aberto permitiu explorar a luz natural que vem das fachadas oriental e ocidental. A única área fechada neste piso é uma segunda casa-de-banho.

A textura foi a palavra chave na escolha dos materiais de acabamento. Cores quentes e meios-tons brilhantes fazem com que cada objeto apareça e se expresse. Painéis em aço escovado industrial contrastam com peças expressivas em mármore. Um espaço “limpo”, que se assume como uma moldura perfeita para expor a arte que será adquirida ao longo dos anos.

0
Would love your thoughts, please comment.x