Por a 28 Outubro 2021

Esta é a história de uma casa e de um jovem casal que chegou a Lisboa em plena pandemia para iniciar o próximo capítulo das suas vidas em conjunto. Foram recebidos por uma cidade sossegada, com uma valorização da sua própria beleza natural, e encontraram um apartamento recentemente reabilitado com vista para o rio.

Faltava escolher o mobiliário adequado para transformar o duplex localizado no último andar de um prédio em Santa Catarina, numa casa familiar e confortável.

A tarefa ficou a cargo da arquiteta belga Lola Cwikowski, que nos conta os contornos do projeto.

Fotografias: Lourenço Teixeira de Abreu

Na zona de estar, optou-se por um sistema de estantes, feito de teca, desenhado pelo designer Poul Cadovius, que se torna no objeto central de entretenimento do espaço e, com as suas linhas direitas atrai o nosso olhar para a paisagem do rio. A verticalidade desta estante é contrabalançada por um sofá chaise longue, que se encontra sobre um tapete de produção portuguesa e uma poltrona reclinável cuja cor é inspirada nas plantas que a envolvem.

Lâmpadas com um design divertido e vintage surgem pelo espaço iluminando-o, depois dos tons do pôr-do-sol desaparecerem para além da ponte 25 de Abril. Receber convidados, é um dos passatempos que o casal mais gosta de fazer. Um deles construiu uma carreira vinícola, e por esse motivo, ao alcance de um braço da mesa de jantar com um ambiente intimista, encontramos um bar de vinhos, embutido nas escadas, como se fizesse parte delas.

A mezzanine em cima, usufruir-se como um espaço de dança e de práticas somáticas. O espaço contém uma parede revestida a espelho feito à medida e um tapete que torna a prática do exercício mais simples. Escondida e perto deste espaço está a suíte, onde a cama com um aspeto ondulado e almofadado, envolvida por roupeiros minimalistas , transborda uma sensação de conforto e descanso.

Voltando ao andar de baixo, encontramos um quarto de hóspedes, bastante modesto, onde as suas paredes límpidas refletem as diferentes tonalidades da luz do dia. Com inspiração nas linhas do designer Poul Cadovius surge uma cama desenhada à medida, com mesas de cabeceira integradas, oferecendo uma pausa relaxante do dia-a-dia. Os candeeiros das mesas de cabeceira foram feitos à mão por uma ceramista local, proporcionando ao espaço um toque mais orgânico, contrastando com as linhas elegantes e lineares da madeira e do metal.

Do outro lado do corredor, encontramos uma zona de trabalho e descanso: um módulo do sistema Cadovius com umas prateleiras de apoio e uma cadeira clássica da Eames ajudam a configurar o espaço. Para completar, encontramos um sofá-cama, feito à medida, que atende às necessidades de uma pausa ou serve para receber mais hóspedes.

0
Would love your thoughts, please comment.x