Por a 11 Fevereiro 2022

Com interiores ensolarados e janelas que emolduram vistas como se fossem quadros, um conjunto de sótãos e varandas foram transformados num loft que parece transcender o tempo.

Arquitetura: Aldo Cibic / Fotografia: DR

Localizado no último andar de um edifício do século XV – o Palazzo Barbarigo Nani Mocenigo -, com vistas de 360 graus sobre os telhados da idílica Veneza, existe um loft cuja remodelação revive a ligação entre Veneza e o Oriente.

Com quartos ensolarados e janelas que emolduram vistas como se fossem quadros, os espaços são pontuados por recantos aconchegantes e varandas charmosas.

O que antes eram um conjunto de sótãos e varandas, exigiu ao arquiteto e designer Aldo Cibic, uma grande imaginação, para transformar os espaços numa casa para a sua amiga Paola Coin, proprietária da marca vanguardista de louças Paola C., onde Cibic é diretor artístico.

Cibic descreve que o objetivo era conferir ao apartamento um verdadeiro ambiente doméstico. A título de exemplo, refere: “o nicho vermelho da sala era um sótão que seria difícil de usar, e por isso tornou-se num detalhe precioso.”

O apartamento ocupa os dois andares superiores do palácio. O mais alto, estende-se longitudinalmente, delimitado em ambas as extremidades por terraços. A varanda da sala de estar apresenta uma escultura de metal de Ron Arad e, no interior, uma pintura de George Condo paira sobre o sofá Otto de Cibic em branco. Paralelamente a este eixo estão o recanto vermelho mencionado acima e a cozinha colocada ao lado da sala, seguindo todo o seu comprimento.

Da sala de estar, uma escada dá acesso ao piso inferior, onde estão quartos e outras acomodações para hóspedes, que podem também ser usadas como uma casa independente. Aqui, a zona central é composta por uma sala de estar e uma pequena cozinha fechada com divisórias em vidro.

0
Would love your thoughts, please comment.x