Por a 13 Janeiro 2022

Numa encruzilhada entre o estilo contemporâneo e o clássico, um novo design de interiores teve a capacidade de conferir um ambiente sofisticado e familiar a uma casa que, embora precisasse de se atualizar, tinha uma história e um legado a preservar.

Arquitetura: Vives St-Laurent  / Fotografias: Alex Lesage

É em Outremont – no Canadá -,  uma cidade conhecida pela zona residencial de imponentes moradias vitorianas e ruas arborizadas, que fica o mais recente projeto de design de interiores do estúdio Vives St-Laurent. A casa unifamiliar, construída no século XX, foi alvo de uma remodelação completa, sem com isso desvirtuar a linguagem original. Aliás, as caraterísticas únicas da casa, fizeram parte da direção concetual do projeto e elementos como a escada, a lareira e algumas molduras em gesso, foram preservadas.

A cozinha, anteriormente dividida, abre-se agora para a sala de jantar, bem como para outros espaços de convivência. Clara e simples, torna-se o elemento chave do conceito de open space. O uso de tons cinza realça a textura natural da pedra e o “casamento” entre o contraplacado e o mármore cria um ambiente sóbrio.

Uma das principais intervenções foi a relocalização do acesso à cave, que em harmonia com o estilo clássico da escada, integra-se agora na estrutura original.

O pavimento, em nogueira de cor escura, é o original e foi restaurado, criando contraste com os móveis personalizados em carvalho. Na sala de jantar, uma grande estante serve de aparador mas também como arrumação adicional.

A fachada posterior, bem como a cave, foram remodeladas em colaboração com o escritório de arquitetura Pelletier De Fontenay. Na cave, surgiram novos espaços, como uma sala de estar, um escritório, um quarto e uma casa-de-banho completa.

Na fachada, o revestimento em tijolo vermelho e o acabamento anodizado das novas janelas enfatizam o caráter atemporal da residência.

0
Would love your thoughts, please comment.x