Por a 24 Agosto 2021

Uma casa em Itsuura, no Japão que vem reforçar a crença local de que os “Pescadores plantam árvores nas montanhas”.

Fotografia: Live Style Koubou

A história deste projeto começa com o planeamento do seu proprietário, pescador,  de aproveitar ao máximo o terreno da montanha herdado para um dia projetar a sua casa.

Também Tenshin Okakura se apaixonara pela paisagem do litoral de Itsuura e decobrira o spot perfeito para a sua morada de sonho. Também conhecido como Okakura Kakuzo, Tenshin foi um estudioso japonês que contribuiu para o desenvolvimento das artes no Japão, autor de O Livro do Chá.

A planta da casa idealizada pelo atelier de arquitetura LIFE STYLE KOUBOU parece em forma de “V” e é composta por materiais simples como madeira e vidros. Além de linhas diagonais dos blocos de madeira, foram instalados vidros fixos e janelas parcialmente envidraçadas.

Algumas grades externas de madeira controlam a luz do sol em cada estação. A luz solar filtra-se pelas árvores e entra na sala dentro de casa os moradores podem sentir a mudança suave das quatro estações.

No interior da porta da frente são os dispositivos do pescador da oficina e as escadas levam ao nível superior do espaço de trabalho.

Lá dentro, naturalmente que os materiais são naturais, em particular com muita madeira inclusivamente no parco mobiliário existente.

Para este projeto, os arquitetos, o cliente e os pescadores locais de Itsuura plantaram aproximadamente 60 árvores para conseguirem devolver o restante terreno à montanha.

A família que aqui vive cuida bem da floresta e segue os preceitos de Tenshin sobre a próxima geração, plantarão novas árvores continuamente.

0
Would love your thoughts, please comment.x