Por a 19 Janeiro 2021

No Novo Ano tudo se alinha na necessidade de regressarmos à natureza com grande consciência ecológica.

Os materiais querem-se, cada vez mais, envolventes e suaves. Sempre que possível em novas formas enquanto transmitem a sensação de conforto e tranquilidade. A natureza é omnipresente, seja por meio de flores secas, da madeira, pedra ou terracota.

ECOLOGIA

A urgência ecológica é grande, e com isso, surge a necessidade de ação. Agora os materiais reciclados deixaram de ser (apenas) de plástico, estendendo-se, também, aos têxteis, ou borras de café.

VELUDO

Os materiais têm ainda a capacidade de se tornarem sinónimo de conforto e tranquilidade, motivo pelo qual o veludo continuará presente.

O veludo tão usado em temporadas anteriores, mantém-se presente em 2021. Para Geraldine Florin, diretora artística da Maisons du Monde,”O veludo está presente, embora com outra variação. Inspirado nos anos 70, este material pode ser utilizado em sofás, poltronas, pufes, ou até em acessórios têxteis”, disse à Côté Maison.

FIBRAS NATURAIS

Os materiais de ovelha tingidos ou a própria pele de carneiro estão entre a categoria dos materiais mais confortáveis. “De um tecido enrolado num assento, a um tapete, uma almofada em pele de carneiro, uma manta macia, ou à própria decoração. Todas estão prontas para se revertem em verdadeiros casulos”, resume Dayna Johnson, especialista em tendências. As soluções ecológicas como o linho estão longe de ser escolhido ao acaso.

Impossível dissociar do primeiro item, permanecemos em busca de fibras vegetais e materiais naturais que expressem a sua forma de responsabilidade ecológica.

A ideia é a do conceito eco responsável, no sentido de se consumir menos mas melhor.

MADEIRA

Sempre dominante. Sempre presente e necessária, a madeira continua o seu ímpeto em 2021. “Sobejamente associada ao espírito escandinavo, também pode surpreender com outras aparências de textura. “Há muito esquecidas, a madeira burl e a nogueira burl encontram cada vez mais espaço no universo dos interiores”, afirma Dayna Johnson.

Também encontramos o vime, o rattan e toda a cestaria com materiais vegetais!

VIDRO

Outra forte tendência para 2021, confirma Géraldine Florin. Já não é apenas na versão ‘fumado’, mas também colorido!

PLANTAS

Não poucas, mas muitas! O mundo das plantas é uma enorme fonte de inspiração para criadores e designers. Em 2021, todos se apropriam desse material. Ramos secos, folhagens e flores prensadas, criam uma sensação de calma e trazem vida.

COMPRAR CONSCIENTE

Outra tendência de 2021 é uma forma de comprar (conscientemente) o que nos rodeia em nossas casas.

RESINA

Combinada com outras matérias-primas, a resina é uma das tendências mais criativas para 2021. “Mistura-se com a madeira para criar móveis artísticos, servindo para embutir flores secas e ervas em maçanetas ou através de elementos de design de interiores, a resina está em toda parte ”, diz a especialista em tendências da Etsy.

0
Would love your thoughts, please comment.x