Por a 17 Julho 2020

Apartamento de 800m², com projeto de Jacobsen Arquitetura, onde o conceito base reside em criar ambientes amplos, porém acolhedores, confortáveis e familiares. Como numa moradia.

Fotografia: Fran Parente / segundo a memória descritiva

Salas de estar, jantar e home theater, originalmente separadas por pórticos, ganham amplitude com a continuidade do forro em ripado de carvalho europeu e do piso em Limestone Baiteg Blue. Forro este que ultrapassa os limites das áreas sociais e estende-se à cozinha, circulação íntima, suítes e casa de banho principal.

A independência do uso destes ambientes é garantida com os painéis que ficam escondidos, quando abertos.

Outra referência utilizada com frequência nos projetos do atelier Jacobsen Arquitetura e trazida para este apartamento são as brisas, elementos verticais que compõem o fechamento da varanda e das janelas.
Alinhados perfeitamente com as ripas do forro, filtram a luz que entra e, ao mesmo tempo, dão privacidade visual em relação aos prédios vizinhos – muito próximos.

Do mesmo modo, as grandes jardineiras compostas por uma vegetação tropical exuberante ocupam todas as varandas e adicionam uma camada extra entre o interior e o exterior do apartamento.

Ao entrar no apartamento através de uma ampla galeria, podemos observar dois volumes dispostos simetricamente – lavabo e adega, revestidos com painéis de laca branca, que servem como pano de fundo para as obras de arte dos clientes e mobiliário assinado por Oscar Niemeyer . Além disso, ao final desta galeria, no coração da área social, o espelho d’água dá materialidade as esculturas de Arthur Lescher.

No que toca ao mobiliário, neste projeto existem as duas primeiras peças desenvolvidas para a primeira coleção, PAPIR.

“… a primeira coleção de mobiliário assinada pelo escritório. Levando as formas, linguagem e a filosofia de sua arquitetura para os móveis.
Assim como remetem à leveza do papel, que dá o nome da coleção.
P A P I R é significado de papel em dinamarquês.”

Por fim, mas não menos importante, a área íntima, composta por suítes para filhas e hóspedes, escritório e a suíte do casal, recebe os mesmos acabamentos da área social, porém com um piso mais quente, em assoalho de carvalho europeu, garantindo uma sofisticação até mesmo na circulação, muitas vezes colocada em segundo plano.

FICHA TÉCNICA

Arquitetura: Jacobsen Arquitetura
Equipa: Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Fernanda Maeda, Jinny Yim, Lucas Vieira, Paula Miele
Interiores: Jacobsen Arquitetura
Equipa: Tatiana Kamogawa, Mariana Ferreti, Thammy Nozaki, Marcela Guerreiro
Luminotécnico: Maneco Quinderé
Paisagismo: Rodrigo Oliveira Paisagismo
Fotografia: Fran Parente

0
Would love your thoughts, please comment.x