Por a 15 Junho 2020

Guardas em vidro, aço, madeira tosca; escadas, peças escultóricas ou simples, tão simples que parecem flutuar no espaço.

São o acesso básico numa construção com desníveis, mas também ajudam a chegar ao sótão, aquele espaço que usamos tantas vezes como arrumação ad aeternum. Podem ser de pedra, cimento, madeira, aço, ou combinar estes materiais, dependo do estilo do projeto. São, além do mais, peça essencial quando gizada para figurar como escultura numa sala ou num hall. Algumas escadas que nos inspiram.

Fran Parente

Pedra e aço em destaque, linhas simples e com efeito gráfico.

D.R.

Projeto do coletivo português Aires Mateus, aproveita a pedra original para se inspirar na escadaria.

No apartamento com interiores da dupla da Barros&Bernard, as escadas de acesso ao piso dos quarto, em baixo, têm o privilégio da vista para a rua, através dos grandes planos de vidro, e a sua parte de baixo funciona como recanto de escritório.

@Tal Nisim

Chapa de aço preta dobrado e ‘parede’ de finas vigas de aço formam uma parede transparente, de encontro à parede de cimento aparente. Esta estrutura permite o encaixe de prateleiras no mesmo material para suporte de vasos com plantas, cerâmicas, outros…

À esquerda, projeto em Alcácer do Sal de Lígia Casanova – As Casas do Olival dividem-se em dois apartamentos recuperados, mantendo a sua traça antiga, aqui e ali, com aquela nota de contemporaneidade e conforto, hoje imprescindíveis. Caso das escadas. À direita, a Cabana do Lago, por FAM Architekti + Feilden+Mawson , um projeto de renovação, que exibe, na parte superior acessivel pelas escadas, uma galeria de dormitórios, com uma caixa preta sob eles, onde se alojam, compactos, a cozinha e WC.

Dos arquitetos do Zooco Estudio, o projeto de reabilitação desta casa geminada, em Madrid, gerou um pé direito duplo na sala de estar que exibe uma escada em chapa de aço dobrada, peça essencial. Fotografia: Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero).

Doublespace

De cima para baixo, e da esquerda para a direita: Projeto residencial em Lazio (Itália), pelo coletivo Alvisi Kirimoto, exibe escada em madeira e aço, em contraste com o piso rústico. Fotografia da famosa fotógrafa Nichole Fanzen, em que as escadas da casa misturam o aço inox com a madeira. Por seu turno, os arquitetos Batay-Csorba assinam este projeto de renovação / adição no bairro de Baby Point, em Toronto. As escadas de madeira clara têm guarda de vidro, em linha com a paleta suave da sala.

Cores quentes da madeira em toda a estrutura de proteção da escada; ao lado, projeto recém-concluído pela dupla da White&Kaki, em antigo depósito de água convertido em alojamento, com escada desenhada pelo ateliê.

Projeto do coletivo Olgooco, consiste na reimaginação de um diagrama industrial predominante, justapondo um armazém e o seu edifício administrativo numa estrutura de aço. As escadas seguem a mesma premissa. Ao lado, escadaria desenhada pela dupla da White&Kaki em projeto residencial no Algarve, alvo de uma profunda reestruturação.

Bruce Damonte

O coletivo Mork-Ulnes Architects assina o projeto da casa Triple Barn, na Califórnia, pensada como um refúgio residencial para uma chef e o seu marido. A escada, escultórica, em alvenaria e madeira clara, contrasta com a dureza das lajes de betão em bruto, e este contraste é ainda mais acentuado pela luz natural que entra pelos grandes planos de vidro.

0
Would love your thoughts, please comment.x