Por a 18 Agosto 2021

Uma remodelação que resultou num jogo de materiais ousados e improváveis.

Fotografias: José Hevia

O apartamento de 90m2 localizado no bairro de Poblenou, em Barcelona, fica num último piso com vista para a montanha de Montjuïc. A habitação foi​​ totalmente remodelada, seguindo a visão do próprio proprietário, no caso, o arquiteto espanhol Raúl Sánchez que fez questão de conjugar a arquitetura contemporânea com o passado industrial característico da região.

A sua inspiração foi Palladio, o famoso arquiteto veneziano do século 16, através das formas geométricas, mármore preto e do latão. Combinações que culminam num universo sóbrio e elegante de ambientes simples com detalhes complexos.

As divisões eram muito pequenas difíceis de adaptar às rotinas atuais, motivo pelo qual algumas paredes estruturais foram demolidas e reforçadas com pilares. A coluna revestida de latão foi a forma mais inusitada, embora subtil, para dividir a cozinha, a zona de jantar e o resto da sala de estar. Não sendo enorme em dimensão, é impactante e suficiente para sugerir o uso diferente dos espaços.

O coração da casa é efetivamente o que abriga a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, com espaço livres para a biblioteca, zona de leitura e de jogos.

A cozinha é muito marcante graças ao jogo de materiais e móveis e atrás do elemento de latão, ao canto, destaca-se um sofá de couro natural projetado pelo estúdio do arquiteto, ao lado da mesinha de centro Pedrera da designer espanhola Barba Corsini.

O resto do espaço central é pintado de branco, exceto a parede da estante, que tem um fundo recortado rosa claro. Da estrutura original, destaca-se o pilar central revestido a latão.

Em termos de decoração, muitos dos móveis foram especialmente desenhados pelo arquiteto, como as peças de latão, o lavatório de mármore ou o próprio sofá, em couro natural, que é outro forte elemento arquitetónico.

A casa de banho principal tem bancada e lavatório em mármore Macondo preto, desenhado pela RSA.

No quarto principal há a referenciar a cama acompanhada por uma cabeceira de couro e mesinhas de cabeceira de latão. Os candeeiros, do mesmo material, são da Metalware.

0
Would love your thoughts, please comment.x