Por a 16 Dezembro 2020

O projeto assinado pelo gabinete Sandra Sayeg Arquitetura resulta de combinações improváveis ao nível dos acabamentos, tonalidades e selecção de têxteis. O resultado, é por isso, singular.

Fotografia: Tuca Reinés

Quando Sandra Sayeg assumiu o controlo da remodelação desta casa com cerca de 400m2 teve de iniciar o projeto do zero. A habitação já pertencia à família e algumas das suas características foram mantidas de forma a não exigir nova aprovação de projeto junto da câmara.

O imóvel distribui-se por dois andares, no piso inferior existe a sala, um lavabo, serviços, e ainda, uma pérgula faz a ligação a uma oficina de bicicletas.

No piso superior estão as três suites, e outros dois quartos destinados às duas (de três filhos) do casal.

Além de conceber o projeto de arquitetura de acordo com o gosto e as expectativas de seus clientes, a arquiteta Sandra Sayeg procura incentivá-los a participar ativamente da decoração para que a casa fique com a alma deles. 

No interior da casa, o tijolo branco repete-se em algumas paredes, alternando com painéis de madeira e tinta na cor cinza. O pavimento é em tábuas de madeira restauradas durante a demolição, conferindo ainda mais personalidade do projeto. A combinação destes três elementos (tijolo, tinta cinzenta e madeira) tem como objetivo a criação de uma atmosfera acolhedora e atual.

No que diz respeito às paredes é inevitável destacar a parede em ardósia que faz a delicia das crianças.

O mobiliário é maioritariamente de madeira, conjugado com inúmeros têxteis de cores e padrões distintos.

Ao subir as escadas, morados e visitantes recebem um boost de energia com um hall integralmente amarelo.

Já os quartos são mais sóbrios, nomeadamente a suite, contrastando uma vez mais, com a ousadia de uma casa de banho forrada a papel irreverente em padrão.

Já no exterior, a fachada da casa é revestida com tijolo aparente. Na lateral da casa foi erguida uma pérgula em vigas de aço com cobertura de vidro, que abriga uma churrasqueira. Um desnível na área de serviço possibilitou ainda a criação de uma garagem para três carros.

0
Would love your thoughts, please comment.x