Por a 20 Maio 2020

Goddard Littlefair projeta apartamento privado na South Bank Tower, em Londres, premiado no âmbito dos London Design Awards.

Fotografia: Gareth Gardner

O South Bank Tower, empreendimento residencial, é um edifício de referência em Londres. Hoje tem 41 andares (foi originalmente construído em 1972 como uma torre de 30 andares) e o seu layout e arquitetura interior foram redesenhados pelo Kohn Pedersen Fox Associates. O gabinete de design de interiores de luxo, Goddard Littlefair, concluiu este apartamento duplex de 220m2, voltado para oeste, localizado nos pisos 36 e 37. O projeto de interiores venceu o Prémio de Ouro para Projetos Residenciais no London Design Awards de 2016.

A equipa de design de Goddard Littlefair procurou imprimir um caráter luxuoso, com extrema atenção ao detalhe e um design sofisticado, sem prejuízo da herança modernista do edifício.

O layout é o mais dinâmico possível de modo a capitalizar as vistas espetaculares do apartamento. Tal envolveu a instalação de painéis altos para criar interesse e delimitação subtis no espaço de elevado pé direito Estas lâminas medem 6195m x 0.7m e têm acabamento em bronze liquefeito; cada uma foi feita em três seções e montada no local.

O apartamento é organizado em torno de um impressionante espaço duplo, de onde a vista do pôr do sol sobre o extremo oeste de Londres, através das enormes janelas de vidro, é espetacular e está na base da inspiração inicial do projeto, expressa num espetro de cores que vai do ferrugem e ocre, aos cinzas, ostra e azuis suaves.

Para tornar a vista absolutamente central, uma área de estar formal foi organizada à direita, junto à TV. A impressionante escultura suspensa no espaço é o foco central do design. Intensa, bonita, transparente e desenhada por Goddard Littlefair em conjunto com Jona Hoad, esta peça complementa o esquema de cores interior refratando tons quentes no ambiente, à medida que capta a luz do sol.

A área do salão tem móveis personalizados, assinados Goddard Littlefair, incluindo um sofá contemporâneo de encosto baixo, estofado a veludo laranja torrado da Élitis. Duas cadeiras em tecido espinhado preto e cinza e com detalhes em creme, rodam 360° para que os proprietários possam desfrutar um cocktail e apreciar toda a vista.

As cadeiras estão estofadas com tecidos da gama Metaphors da Abbott & Boyd, e as almofadas são em tecido azul-esverdeado da Rubelli. Os candeeiros de ambos os lados do sofá são da Donghia, com uma cobertura de acrílico, para que a lâmpada nua não possa ser vista de cima.

As cortinas são leves e neutras, usando lã de seda cor de ostra, juntamente com marfim. O diretor criativo Richard McCready-Hughes, explica: “Não queríamos compartimentar a vista ou criar qualquer competição interna, por isso as cortinas que escolhemos oferecem apenas um leve écran e isolamento, a fim de adicionar calor, sem obstruir a visão.”

Acedida pela sala de estar, há uma biblioteca, onde se destaca a consola de mármore Noir St Laurent, sob medida, e a cadeira da Giorgetti. Uma estante, na parte de trás da área da biblioteca, foi projetada sob medida, em carvalho escuro, e mede 2,04 m de altura x 2 m de largura.

Ao lado da área da biblioteca, a zona de estar / contemplação, tem uma cadeira Giorgetti e uma pequena mesa de ‘origami’ com uma secção bronzeada. Aqui, o candeeiro de pé é da Porta Romana, e o grande vaso branco no chão é da Jo Littlefair London. À direita da sala de estar, também voltada para o rio, a secção de plano aberto do andar inferior do apartamento continua na área de jantar, com uma mesa redonda, sob medida, em madeira de nogueira. As loiças são Kelly Wearstler .

A primeira zona fechada neste piso é o jardim de inverno, concebido como uma ‘mini-orangerie’ ou a versão contemporânea de uma clássica sala de jardim. Inclui uma parede viva vertical de suculentas, lanternas gigantes e foi equipado como um estúdio, com uma confortável poltrona, mesa lateral, almofada e tapete, tornando o local perfeito para ler ao ar livre (as portas de vidro são deslizantes) e apreciar a vista deslumbrante do rio e os telhados de Londres.

O chão de carvalho quente em toda a casa harmoniza com o esquema de cores laranja queimado, os acessórios de cobre, especialmente na área da cozinha. O cobre é usado na escultura central suspensa e numa faixa do candeeiro Baroncelli ,sobre a mesa de jantar. A nota de calor é adicionada pelo estilo de Goddard Littlefair através da escolha de acessórios, que incluem uma gama de peças de cerâmica artesanais em ouro ou cobre e outras de Tom Dixon.

As obras de arte em todo o apartamento fazem referência à antiga vida do edifício, com capas de revistas icónicas e personalidades da época decorando as paredes do escritório, um espaço adicional no piso inferior do apartamento.

A arte faz ainda referência a influências cubistas e modernistas, como a “Rising Structure” de bronze de Antonio Lopez Reche, localizada na área de jantar. Há ainda obras de arte especialmente encomendadas por Louise Seabrook, que também atuou como consultora de arte do projeto.

No andar superior do duplex há dois quartos generosos, ambos em suíte, juntamente com uma área de vestir. O quarto principal apresenta um esquema de cores tranquilo, o tapete no chão é feito sob medida, da Rim, e usa seda tom sobre tom com um design muito gráfico. O toucador é de pele e os candeeiros de pé são da Porta Romana; os das mesas de cabeceira foram feitos sob medida pela Donghia, com design de Goddard Littlefair.

O quarto de hóspedes tem um esquema de cores mais forte, uma cadeira giratória creme e console completam a mobília do quarto.

0
Would love your thoughts, please comment.x